Sexta, 04 de Abril de 2025
25°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Formação técnica impulsiona indústria têxtil em Itabaianinha

Curso de Modelagem do Vestuário capacita jovens para o mercado de trabalho e fortalece a economia local

03/04/2025 às 17h46
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília

O município de Itabaianinha, localizado no sul sergipano, é conhecido por sua forte produção no setor têxtil e conta com uma iniciativa que vem transformando a realidade de jovens e estudantes da região: o curso técnico em Modelagem do Vestuário ofertado no Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos. Mais do que uma formação acadêmica, o curso representa uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho, capacitando os alunos para atuarem em uma das principais cadeias produtivas do estado.

O curso é ofertado em duas modalidades: integrada ao ensino médio, com duração de três anos, e subsequente, com duração de um ano e meio. Durante a formação, os estudantes aprendem a interpretar desenhos estilísticos, selecionar materiais adequados para a confecção de peças e aplicar técnicas de modelagem. Além disso, eles têm a oportunidade de desenvolver suas próprias coleções e participar de projetos na escola.

A formação se diferencia pela abordagem prática, graças à parceria entre a escola, o Banco Itaú e a Associação de Confecção do Município de Itabaianinha, que disponibiliza o polo têxtil como espaço para as aulas práticas. Esse ambiente permite que os alunos vivenciem o dia a dia da indústria da moda e apliquem os conhecimentos adquiridos diretamente no processo produtivo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, o curso conta com 50 alunos, 24 dos quais constituem a turma do curso integrado e 26 do curso subsequente. “O curso técnico de Modelagem do Vestuário oferece aos nossos estudantes oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento econômico local”, destaca a diretora da escola, Tânia Silva.

A professora Thays Ribeiro, que coordena os projetos do curso, ressalta o talento e a criatividade dos estudantes. “Os projetos proporcionam aos alunos uma experiência real do que é a indústria têxtil, permitindo que suas habilidades técnicas sejam aplicadas em desafios de criação. O curso já presenciou projetos de desenvolvimento de coleção, nos quais os alunos passam pelo processo completo de criação, desde a pesquisa de tendências e escolha de inspirações até a modelagem e confecção das peças”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a aluna Layline Rodrigues, a formação representa uma grande oportunidade, sobretudo por viver em uma região onde o ramo da confecção está em alta. “Tenho interesse em seguir no ramo da modelagem porque, aqui na minha cidade, trabalhar com isso gera um bom retorno financeiro”, destacou.

A representante do Núcleo de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ione Santos, lembra que o curso reflete a política estadual voltada para alinhar a formação técnica às demandas do setor produtivo. “O objetivo do curso é fortalecer a comunidade de Itabaianinha, que tem grande relevância no ramo da confecção. Ele é um exemplo de como a Educação Profissional e Tecnológica pode atender aos arranjos produtivos regionais, preparando os jovens para as demandas atuais do mercado”.

Educação Profissional e Tecnológica em Sergipe
O curso técnico em Modelagem do Vestuário faz parte da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma política pública do Governo do Estado de Sergipe, executada pela Seed. A iniciativa busca expandir a oferta de cursos técnicos em diferentes áreas, garantindo que a formação profissional esteja alinhada às necessidades econômicas regionais.

As novas diretrizes da EPT ampliam a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional em diferentes modalidades – integrada, concomitante e subsequente. Além disso, preveem a criação de uma estrutura de governança para a implementação, monitoramento e avaliação contínua dessa política, fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar práticas profissionais, estágios, monitorias e ações de extensão e pesquisa.

Atualmente, a rede estadual de ensino de Sergipe oferta 41 cursos técnicos em 68 unidades escolares, distribuídas em 34 municípios, preparando cidadãos para o mercado de trabalho em áreas como Nutrição e Dietética, Informática e Redes, Segurança do Trabalho, Administração e Automação Industrial.

A expectativa é de que, com a ampliação da EPT, mais jovens possam se capacitar e contribuir para o crescimento econômico do estado, fortalecendo setores estratégicos como a indústria têxtil, um dos pilares da economia de Itabaianinha.

Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.