Durante a abertura do 18° Fórum Ordinário da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), ocorrido nesta quinta-feira, 3, em Aracaju, o regime de colaboração entre estados e municípios foi destaque como um dos mais fortalecidos entre os estados do país.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, participou da mesa de abertura e voltou a falar sobre a parceria que mantém com as redes municipais de educação em prol de uma educação mais equânime, inclusiva e diversa.
O Fórum, que congrega os secretários municipais de educação de Sergipe e prossegue até esta sexta-feira, 4, reúne mais de 250 inscritos entre secretários e técnicos educacionais, e nesta edição trouxe como tema ‘Desafios da Nova Gestão Municipal’. A erradicação do analfabetismo e o regime de colaboração entre estados e municípios pautaram a abertura do evento.
O secretário Zezinho Sobral ressaltou os programas compartilhados com os municípios, a exemplo do ‘Alfabetizar pra Valer’, do Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), dentre vários outros do Governo de Sergipe, e disse que na Educação a rede pública deve ser pensada com a rede de educação de Sergipe, respeitando as diretrizes de cada esfera federativa, e que está à disposição de todos os secretários.
“A gente tem fortalecido esse regime de colaboração, inclusive no processo de sucessão da presidência da Undime. É um momento de compartilhar e fortalecer a cooperação, na qual o estado apoia ações relativas à alfabetização, à construção de creches, ou seja, uma parceria que propõe a melhoria dos indicadores, e o Estado reafirma esse compromisso”, afirmou o secretário de Estado da Educação.
Cooperação entre os entes federados
O presidente da Undime/SP e representante da Undime Nacional, professor Luiz Miguel, destacou o respeito que há entre as partes em Sergipe, e que há uma construção coletiva para gerar soluções. “Quando a gente senta para conversar com a Secretaria de Estado e esta se coloca na posição de ouvir, de dialogar e construir, juntos, partimos para construir soluções. Temos resultados muito mais efetivos. Cria um clima de relação muito boa e muito construtiva entre as lideranças e acontece em Sergipe”, avalia.
Presente ao evento, o procurador da República em Sergipe, Igor Miranda, ressaltou a articulação dos entes federados em prol da educação de qualidade e a importância de se ter uma conexão entre estado e municípios. “A Undime tem um papel fundamental na articulação entre as secretarias municipais e, claro, com o estado. Não apenas localmente, mas por se tratar de uma entidade nacional, busca a troca de experiências que potencializam o avanço e a solução de temas. O coletivo sempre traduz uma evolução no contexto não só da Undime, mas também do nosso estado. O Ministério Público Federal se coloca à disposição junto aos entes para que em Sergipe seja cada vez mais efetivo”, disse.
Nova presidência
Durante os dois dias, 3 e 4 de abril, secretários municipais e técnicos têm a oportunidade de dialogar sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) e sobre gestão pública eficiente, além da Escola das adolescências.
Também foi realizada a eleição para a nova presidência da Undime/SE para o biênio 2025-2027, que ocupará o cargo da diretoria executiva, conselho fiscal, além dos dirigentes que integrarão o colégio eleitoral (Conselho Nacional de Representantes e delegados), junto aos respectivos suplentes.
O secretário municipal de Estância, João Luiz, assume a presidência da instituição, e a secretária municipal de Campo do Brito, Perla Reboiras, estará no cargo de vice-presidente. “Vamos fazer um trabalho de articulação com os 75 municípios, aprimorar e aprofundar o regime de colaboração com o Estado, para fortalecer a educação. E dentro desses desafios, a questão dos fóruns municipais e toda a discussão de metas que sejam exequíveis para todos os municípios. Com a união de todos conseguiremos colaborar e contribuir”, afirmou o presidente João Luiz.
Mín. 19° Máx. 30°