O secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo reuniu-se na tarde desta quinta-feira, dia 3/4, com os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro serviu para o planejamento do Biênio 25/26.
Foram tema reunião as pautas para fomentar o Turismo Rural no distrito de Engenheiro Schmitt por meio do programa Banco do Povo, que oferta crédito a juros baixos para incentivar os investimentos dos empreendedores do distrito com foco na recepção dos turistas. Também foi colocada a discussão sobre a abertura da licitação para a ocupação da Estação de Schmitt pela inciativa privada.
Além disso, foi tratado sobre a importância do tombamento histórico e cultural do Ramal São José – Caminho da Fé e do Caminho do Padre Mariano, medidas com potencial de alavancar o turismo religioso na cidade.
Também foi destaque o Carnaval de Rua de Rio Preto, que, a cada ano, está mais consolidado na cidade. Entre os principais temas relacionados à folia, está a importância do tombamento como patrimônio cultural do Bloco Toca da Carlota.
Foram apresentadas pela secretaria e pelos conselheiros várias avaliações e sugestões para transformar Rio Preto um forte atrativo turístico, como melhorias na rede hoteleira, recepção na cidade com guias de turismo capacitados, alavancagem do turismo pedagógico com as crianças do munícipio por meios do City Tour Descubra Rio Preto.
Por fim, foram sugeridas melhorias na Represa Municipal e na Swift para atrair mais eventos, assim como a implementação do Museu de Arte Sacra, por meio da revitalização do Cineteatro de Schmitt.
“Essa troca de ideias e experiências é fundamental para fazer germinar o que há de melhor no nosso potencial turístico que é o carisma da nossa gente refletido por toda a região, estado e país”, comentou o secretário.
No prédio do Bispado, o bispo de Rio Preto, dom Antônio Vilar, recebeu o secretário Mario Welber, o assessor especial Fernando Monteiro e a turismóloga da secretaria Franciele Bellini para tratar das novidades do Ramal São José — Caminho da Fé e do Caminho do Padre Mariano.
Rio Preto possui o maior ramal (São José), que se inicia na igreja Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista, podendo o peregrino retirar sua credencial do Caminho da Fé na cidade.
Foi tratado ainda sobre projeto para futura obra em Rio Preto para atração de turístico religioso.
Colaborou:Franciele Bellini
Mín. 19° Máx. 30°