A Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem investido continuamente em políticas educacionais que promovam o protagonismo infanto-juvenil como ferramenta importante para a formação cidadã e acadêmica dos estudantes da rede pública estadual de ensino. Para isso, gestores escolares, nas várias unidades de ensino, planejam atividades que oportunizam e valorizam a participação ativa, construtiva e solidária dos estudantes na solução de problemas reais da escola, da comunidade e da sociedade. Nas 109 escolas de Educação em Tempo Integral de Sergipe, são inúmeras as ações com foco no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, por meio da iniciativa ‘Jovem Protagonista’.
Considerada um dos pilares fundamentais das escolas de Educação Integral, o ‘Jovem Protagonista’ assegura que cada estudante seja acolhido para desenvolver habilidades e ações, presentes no projeto político pedagógico e no regimento escolar, garantindo a participação ativa dos estudantes nos processos educacionais dentro das unidades escolares.
De acordo com o coordenador do Ensino Integral da Seed, Erbson Rodrigues, as iniciativas de protagonismo estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e têm como objetivo central a formação de estudantes comprometidos com a construção de soluções para desafios sociais e educacionais. “A política do Ensino Integral está fundamentada no protagonismo infanto-juvenil, assegurando que os estudantes desenvolvam competências e habilidades necessárias para a vida em sociedade. A Seed reforça a importância de incentivar esse processo, garantindo que cada estudante tenha voz ativa no ambiente escolar”, afirmou.
Transformando vidas
Além disso, o protagonismo está diretamente relacionado à construção do projeto de vida dos estudantes, abrangendo tanto a vida acadêmica quanto profissional. No Programa de Educação Integral, a iniciativa propicia o desenvolvimento integral do aluno, fortalecendo sua identidade e proporcionando experiências fundamentais para sua formação pessoal.
Para participar das iniciativas, o estudante pode buscar informações com a equipe diretiva, observar as necessidades no seu entorno e criar clubes com os demais colegas. Além disso, ficar atentos às divulgações e programas da Seed, com foco nos estudantes.
Os estudantes protagonistas encontram oportunidades em diversas frentes, incluindo: acolhimento estudantil, promovendo o bem-estar de novos alunos na escola; participação em grêmios estudantis, onde organizam atividades culturais, sociais e esportivas dentro das unidades escolares; liderança de turma, representando suas turmas e fortalecendo o diálogo entre estudantes e gestão escolar; clubes juvenis, participando de grupos temáticos que desenvolvem projetos em diversas áreas, como preservação ambiental, cultura, robótica, entre outras; projetos de iniciação científica, incentivando a pesquisa e a inovação dentro do ambiente escolar; ações comunitárias, participação em iniciativas legislativas e projetos de cidadania, além de engajar em organizações não-governamentais (ONGs) e instituições sem fins lucrativos.
Para a estudante Nyashia Yorubá, do Centro de Excelência Nelson Mandela, em Aracaju, o acolhimento que recebeu quando chegou à escola foi o que a motivou a participar dos grupos de estudantes protagonistas. “Eu gostei bastante da forma que eles trabalhavam, achei bem interessante e quis participar. A gente atua ajudando a coordenação e os professores, além de organizar clubes. Como líder, quando tenho tempo, e posso ajudar, colaboro de várias formas”, disse.
A estudante Ana Beatriz, da mesma instituição, destacou que a atuação de um jovem protagonista envolve contribuir para o ambiente escolar em diversos aspectos, como promover uma convivência saudável, cuidar do meio ambiente e prestar apoio aos professores e colegas. “O líder protagonista serve como exemplo para os demais alunos, inclusive na fila do almoço, incentivando os alunos a desenvolverem mais responsabilidade e cooperação com o próximo”, ressaltou.
A estudante Tarsila Santos também descreveu a sua experiência como protagonista. “Muito boa, porque para mim, ser protagonista é você sempre estar disposto a ajudar colegas, alunos e professores, a coordenação e a secretaria também. Eu comecei a gostar muito da minha experiência como jovem protagonista, porque eu vi que me dava bem nessa área. Quando o aluno precisa de alguma coisa, eu estou ali para ajudar, para passar para a coordenação. Então é uma experiência incrível poder fazer parte desse braço direito da instituição”, relatou.
O protagonismo infanto-juvenil não é apenas uma estratégia pedagógica, mas um fator importante para a construção de uma educação que visa o desenvolvimento dos estudantes. Todas as oportunidades de engajamento para os estudantes são orientadas pela escola, visando o fortalecimento do aluno autônomo, competente e solidário.
Mín. 20° Máx. 30°