Nos dias 1º e 2 de abril, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), por intermédio da Diretoria de Prevenção, realizou mais uma edição do projeto “Mães Eficientes, Mães Protetoras”. Desta vez, foram as mães e cuidadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Teresina que participaram de uma programação diversa, com palestras sobre saúde mental, primeiros socorros e uma oficina sobre prevenção de acidentes domésticos.
O projeto busca capacitar mães e mulheres cuidadoras na prevenção de acidentes e primeiros socorros, além de oferecer suporte psicológico e social.
Para Jane Silva, coordenadora do projeto, a formação é essencial, especialmente diante de situações de risco e desastres. “Capacitar essas mulheres com habilidades em primeiros socorros não só aumenta a confiança em situações de emergência, mas também melhora a segurança dos seus filhos e do entorno. Além disso, ao abordar a saúde mental, a formação reconhece a necessidade de suporte emocional e psicológico, ajudando a reduzir o estigma e encorajando o autocuidado e a busca por apoio”, destacou.
A psicóloga Ingrid de Oliveira, que ministrou a palestra “O investimento na saúde mental das mães”, ressaltou a importância de reconhecer os próprios limites físicos e emocionais. “Se a gente não está bem com a gente mesmo, não conseguimos proporcionar um cuidado de qualidade. Essas mulheres precisam estar atentas à carga de responsabilidades que carregam. É essencial reservar um tempo para si, investir no autocuidado e fortalecer estratégias para evitar o adoecimento mental”, explicou.
Um dos momentos mais marcantes foi a oficina sobre prevenção de acidentes domésticos, ministrada pela instrutora e presidente da Rescue Life, Conceição Carvalho. “Os primeiros socorros deveriam ser ensinados desde cedo, porque esse conhecimento salva vidas. Todos deveriam saber como agir no primeiro atendimento em casos como afogamentos, choques elétricos e queimaduras. Se você está próximo de um familiar e sabe o que fazer, pode fazer toda a diferença no resgate e na recuperação dessa pessoa”, ressaltou.
Dona Adriele, mãe de duas crianças com autismo, contou como a experiência foi enriquecedora e reforçou a segurança daqueles que mais ama. “Meus filhos são tudo pra mim. Pode me faltar tudo, menos eles. Saber cuidar deles em qualquer situação é essencial. A Defesa Civil está de parabéns com esse projeto”, disse emocionada.
O projeto “Mães Eficientes, Mães Protetoras” é um gesto de inclusão e amor. É o cuidado de quem preserva o que há de mais precioso no mundo: a vida. Com essa ação, a Defesa Civil fortalece laços, protege famílias e capacita mães para serem verdadeiras guardiãs do bem-estar de seus filhos.
Mín. 20° Máx. 30°