Sexta, 04 de Abril de 2025
18°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Piauí

Sempi e Amapi firmam parceria para ampliar programa que leva ações de cidadania e justiça para às escolas

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve em diálogo, nesta quinta-feira (3), com a presidente da Associação dos Magistrados e Magistradas...

03/04/2025 às 12h35
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve em diálogo, nesta quinta-feira (3), com a presidente da Associação dos Magistrados e Magistradas Piauienses (Amapi), Keylla Ranyere. A reunião serviu para elaborar ações referentes a uma importante iniciativa, a Cartilha da Justiça.

Em parceria com a Secretaria das Mulheres, a Amapi também incluirá em suas atuações, informações sobre o enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa faz parte do programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, que há mais de 30 anos fortalece a educação e a cidadania.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade
Anúncio

A secretária das Mulheres contou que, por meio de parcerias entre as instituições, é possível reforçar o trabalho de combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar.

“É muito importante a gente fortalecer esse trabalho da justiça, no sentido de avançarmos no enfrentamento à violência. E toda essa construção conjunta de orientação e de multiplicação é válida, para que possamos estimular os alunos na luta do enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirmou Zenaide Lustosa.

Continua após a publicidade
Anúncio

A presidente da Amapi exemplificou como a atuação do programa é importante na construção de meninos e meninas conscientes da justiça, igualdade e atuantes na luta pelo enfrentamento à violência de gênero.

“A nossa busca pela Sempi é para apresentar o programa, como ele funciona, e buscar parcerias temáticas para desenvolver nas escolas, fazendo essa aproximação do juiz com a comunidade e dela com a justiça. Tudo isso por meio de uma linguagem simples e para esse público infanto e juvenil, levando mensagens de cidadania e também relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher. Para que a gente possa, por meio desse contato, pensar em um mundo diferente, um mundo mais igualitário, e construindo essa base para diminuirmos a violência contra a mulher também”, destacou Keylla Ranyere.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sobre a Cartilha da Justiça

A Cartilha da Justiça é um material educativo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que ensina às crianças sobre os direitos e deveres dos cidadãos. De forma lúdica, o material já conta com sua 6ª edição e reúne informações da Constituição Brasileira.

O objetivo da Cartilha é apresentar às crianças os fundamentos do sistema judiciário, ensinando sobre a organização do Estado, a separação dos poderes, os direitos e deveres do cidadão, dentre outros temas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.