Três das maiores economias da Ásia preparam acordo trilateral para as 'tarifas recíprocas' ddos EUA.
As negociações para um acordo trilateral de livre comércio estão a todo vapor entre a China, o Japão e a Coreia do Sul. O plano dos três países em conjunto visa fortalecer “um ambiente previsível de negócios e investimentos” diante do cenário de guerra tarifária estimulada por Donald Trump.
Um comunicado foi divulgado no domingo (30) pelas nações depois da 13ª Reunião Trilateral de Ministros da Economia e Comércio ocorrida em Seul, capital sul-coreana. É a primeira reunião desse nível entre os três países em cinco anos.
As novas medidas do presidente dos Estados Unidos afetam uma ampla gama de produtos, como veículos, caminhões e autopeças nas três nações. A Coreia do Sul e o Japão são afetados enquanto grandes exportadores automotivos e a China é afetada pelas tarifas sobre produtos agrícolas, o aço e o alumínio.
Donald Trump anunciou que aplicará tarifas personalizadas a cada parceiro comercial a partir da próxima quarta-feira, 2 de abril, para corrigir práticas que ele considera injustas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, em 2025. Foto: Mandel NGAN / AFP
A resolução discutida pelos três países da Ásia prevê criar um ambiente de negócios atrativos. A reunião sobre o assunto contou com a presença do Ministro da Indústria da Coreia do Sul, Ahn Duk-geun, seu colega japonês Yoji Muto e o Ministro do Comércio da China, Wang Wentao.
Os três ministros asiáticos pediram para que o acordo trilateral abrangente de livre comércio seja acelerado entre os países.
O ministro sul-coreano defendeu que o acordo deve responder “conjuntamente” aos desafios globais compartilhados. “O ambiente econômico e comercial é marcado pela crescente fragmentação da economia global”, disse Ahn.
Mín. 20° Máx. 28°