O estudante Simon Cantionilia Santos Reis Silva, do Centro de Excelência Dom José Luciano Cabral Duarte, em Aracaju, foi designado como um dos delegados que representarão o Brasil na Cúpula Social do Grupo dos Vinte (G20) 2025, a ser realizada no mês de novembro, na África do Sul. O evento reúne os líderes das maiores economias do mundo para discutir e negociar acordos sobre questões globais, visando promover o desenvolvimento mundial.
Já experiente no mundo das simulações em nível escolar, o aluno ocupa a posição de secretário da Juventude e da Participação Social na Organização de Juventude Global. A instituição atua com jovens, proporcionando a realização de fóruns nacionais e internacionais, simulações da ONU, entre outros eventos que promovem a diversidade.
Simon contou que o convite para participar do G20 veio em um dia especial. “O presidente da Organização me ligou no dia do meu aniversário para me desejar os parabéns, e falou que eu havia sido escolhido. Para mim foi incrível, como um presente de aniversário também”, compartilhou o aluno.
Na conferência, a pauta estipulada para ser representada por Simon aborda a justiça climática e como esta exerce influência na economia global. O discente, que desenvolve um projeto voltado à educação ambiental na escola, pontuou que sua participação no evento será um marco para sua jornada acadêmica.
“É uma nova experiência que acredito ser de grande influência para mim, porque quero seguir na área de relações internacionais. Creio que será uma experiência para confirmar se realmente desejo seguir nessa área. Além disso, terei a oportunidade de encontrar embaixadores reais e pessoas que estudaram a vida toda para isso”, afirmou.
A professora de Língua Inglesa da escola, Ana Cecília Nascimento, já acompanhou Simon em uma de suas simulações e falou sobre o sentimento de ver um de seus alunos indo tão longe: “Ele é um aluno de um protagonismo exemplar, e todas as suas conquistas são fruto de sua força de vontade. Simon é um garoto que, com certeza, fará uma carreira profissional fora do Brasil, porque tem muito conhecimento e visão para isso. Ele sempre foi super decidido e fez de tudo para conquistar seus objetivos”.
Para Jennifer Cristina Nascimento, coordenadora pedagógica da unidade, é gratificante ver a educação sergipana chegando a novos patamares. “Nós, do Dom Luciano, ficamos muito felizes e lisonjeados. Parabenizamos os alunos e esperamos que sirvam de exemplo para que outros percebam que também podem alcançar grandes feitos. A educação é o caminho, e ela pode nos levar a qualquer lugar do mundo”, concluiu.
Mín. 20° Máx. 28°