Em alusão ao Março Lilás, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de colo do útero, o Centro de Excelência José Carlos de Souza, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará, nos dias 27 e 28 de março, além de 1º e 3 de abril, ações para conscientizar alunos, professores e funcionários da instituição por meio de palestras. Também será oferecido o programa de imunização, no qual todos poderão atualizar sua carteira vacinal.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Governo Federal, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e o quarto que mais mata mulheres com câncer no Brasil. Visando conscientizar toda a comunidade escolar, a direção da instituição, juntamente com a professora de Biologia Christianne Santos, realiza essa ação na escola em parceria com a SMS há dois anos.
“O papel da educação é promover campanhas educativas. Pensando nisso e aproveitando o Março Lilás, trouxemos esse ciclo de palestras em parceria com a SMS”, afirma a professora e enfermeira Christianne Santos.
Para contribuir ainda mais com o aprendizado dos alunos, a SMS está promovendo, ao longo desses dias, uma palestra com o tema. “Estratégias de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis”, por meio da qual os alunos recebem informações sobre as formas corretas de prevenção ao HIV e às ISTs, além da importância da vacinação de meninas e meninos contra o HPV.
Essa ação da SMS acontece desde 2016 e é realizada por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) nas escolas públicas, municipais e estaduais. A psicóloga do programa de HIV/ISTs/AIDS da SMS, Angela Rabelo, destaca: “A recepção foi maravilhosa. Eles participaram bastante e responderam às perguntas. Isso indica que eles entendem a necessidade e gostam de falar sobre o assunto”, finaliza a psicóloga.
Aos fins das palestras, são realizadas dinâmicas de perguntas e respostas, nas quais os alunos ganham brindes ao responderem corretamente às questões sobre o conteúdo apresentado. A aluna Ana Beatriz aproveitou bastante esse momento. “Eu gostei muito, foi muito interessante, porque aprendi diversas coisas que precisamos saber para prevenir essas doenças que estão presentes entre nós”, pontua a estudante.
Além das palestras, a escola também irá oportunizar a toda a comunidade escolar a vacinação contra o HPV, cuja faixa etária foi ampliada. Anteriormente restrita a adolescentes de até 14 anos, a imunização passará a ser ofertada para jovens de 15 a 19 anos a partir de 1º de abril, conforme a liberação do Ministério da Saúde. “É a segunda vez que realizamos essa ação aqui na escola, e vamos estabelecê-la como um evento fixo no calendário, a fim de que tenhamos anualmente essa conscientização. Afinal, a doença não espera”, finaliza a professora e enfermeira Christianne Santos.
Além disso, a escola, em parceria com a SMS, também ofertará a atualização da carteira de vacinação para todos os alunos. Para isso, os estudantes levarão para casa um termo de autorização, no qual as famílias poderão indicar quais vacinas autorizam que seus filhos recebam, explica a diretora Joana Barreto. A culminância da ação acontecerá na próxima quinta-feira, 3 de abril, com palestras sobre a Lei Maria da Penha e a necessidade de romper com a cultura de violência contra a mulher.
Mín. 19° Máx. 30°