Segunda, 31 de Março de 2025
20°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Saúde Saúde

Imunização contra gripe passa a ser permanente para grupos prioritários.

Imunização contra gripe passa a ser permanente para grupos prioritários.

27/03/2025 às 21h06 Atualizada em 27/03/2025 às 21h14
Por: Redação Fonte: Portal Recife News
Compartilhe:
Imunização contra gripe passa a ser permanente para grupos prioritários.

Imunização contra gripe passa a ser permanente para grupos prioritários.

 

A partir do dia 7 de abril, a vacina contra a Influenza passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Com a mudança, esses grupos terão acesso permanente à imunização ao longo do ano, deixando de depender de campanhas sazonais.

Para dar início à nova estratégia, Pernambuco recebeu 260 mil doses do Ministério da Saúde. O imunizante protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A meta estabelecida é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Continua após a publicidade
Anúncio

A busca iniciativa incentivar a imunização contra a gripe, especialmente no período de maior circulação do vírus, entre março e setembro. O Dia D de mobilização nacional está marcado para 10 de maio. A nova estratégia será rompida nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em Pernambuco, a estimativa populacional dos grupos prioritários é de 1.426.907 idosos, 87.121 gestantes e 816.358 crianças.

O Programa Estadual de Imunizações já encaminhou orientações técnicas aos municípios pernambucanos, e as doses serão distribuídas nos próximos dias para as Gerências Regionais de Saúde (Gerês), ficando à disposição das gestões municipais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além de crianças, gestantes e idosos, outros grupos continuarão a ter acesso à vacina, incluindo profissionais de saúde, professores, forças de segurança, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente e população privada de liberdade. Uma novidade é a inclusão dos trabalhadores dos Correios na lista de prioridades.

“A vacina da Influenza pode prevenir formas graves da doença, reduzir internações e evitar a sobrecarga nos serviços de saúde. Com a proximidade do período sazonal, é essencial proteger os mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos”, destacou a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Magda Costa.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação para evitar complicações da gripe e alerta que os postos de saúde serão abastecidos para atender à demanda do público prioritário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.