A partir de segunda-feira (31), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), irá reforçar a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), com foco no resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A aplicação acontece em todas as salas de vacinação das unidades de saúde da sede e da orla do município.
A inclusão desta faixa etária foi preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), tendo em vista que, apesar de a recomendação da vacinação contra o HPV existir desde 2014 no Brasil, muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Com isso, houve o acúmulo de não vacinados ao longo dos anos.
Além do público da estratégia de resgate, a vacinação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos continuará normalmente. Desde abril de 2024, o esquema vacinal foi simplificado para apenas uma dose.
O HPV é o principal responsável por quase 100% dos casos de câncer do colo do útero. Além disso, o vírus pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina, atualmente disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os quatro subtipos mais associados ao desenvolvimento do câncer, além de prevenir verrugas e feridas nos órgãos genitais.
Mín. 19° Máx. 30°