A Galeria Aristides dos Santos possui agora 23 membros. Na noite de terça-feira, 25/3, os nomes de Odair Roberto de Oliveira e Luana Passos foram incluídos no espaço, alocado na Casa SP Afro Antônio Pompêo. A solenidade foi promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal Afro. Os presentes foram recepcionados pela Banda Regimental da Polícia Militar, que executou os hinos.
Em suas falas, Odair e Luana agradeceram a homenagem e lembraram da trajetória de luta antirracista e em prol da igualdade racial. “Na última conversa que tive com o senhor Aristides dos Santos, as palavras dele foram de incentivo, de seguir firme com o enfretamento ao racismo”, lembrou Odair. Luana declamou um poema de sua autoria, no qual exalta as mulheres negras, reverenciou a ancestralidade e reafirmou a importância de uma educação antirracista. “Sankofa representa a importância de aprender com o passado para construir o futuro. Exalto aqui os membros da Galeria, pois precisamos nos voltar para as nossas raízes para avançar.”
A solenidade reuniu autoridades e membros da comunidade negra rio-pretense. A presidente do Conselho Municipal Afro (CMA), Claudionora Elis Tobias, reforçou a importância histórica do ato. “É a história sendo contata por nós, a partir de nossas mãos, e não como o colonizador contou. Senhor Odair pavimentou nosso caminho, lutou quando tentaram lhe calar. Luana, essa potência de mulher, nossa representante no Ministério da Igualdade Racial, luta todos os dias por uma educação antirracista.”
A secretária da Mulher, PcD e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri, afirmou que é preciso reconhecer a contribuição dos negros para o conhecimento e a cultura do país. “Em que pese o passado escravocrata, negras e negros deram e dão valorosas contribuições em várias áreas do conhecimento. Podemos e devemos ocupar os espaços que quisermos.”
Fotos: Hugo Neves
Mín. 19° Máx. 29°