Quinta, 27 de Março de 2025
22°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Geral Paraíba

Secretário da Seap-PB e coordenador da CIAP-PB destacam a importância do Painel de Geolocalização criado pela SENAPPEN

O Painel de Geolocalização dos Serviços Penais, ferramenta lançada esta semana pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da...

20/03/2025 às 21h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O Painel de Geolocalização dos Serviços Penais, ferramenta lançada esta semana pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP) é um serviço inovador, avalia o secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque.

A ferramenta reúne informações sobre as centrais integradas de alternativas penais (CIAPs), centrais de monitoração eletrônica, serviços especializados de atenção à pessoa egressa, patronatos, além de outros equipamentos dedicados ao atendimento das pessoas egressas do sistema prisional.

“O painel de geolocalização dos serviços penais é uma ferramenta inovadora, acompanha a evolução do sistema prisional brasileiro disponibilizando aos públicos externo e interno dados essenciais para uso dos profissionais do sistema, além de pesquisadores, jornalistas, juristas, agentes da segurança pública. É mais uma janela de transparência no serviço público. No Sistema Prisional da Paraíba estaremos fazendo uso da ferramenta, além de contribuirmos, a exemplo de cada estado, com estatísticas que atualizarão sua base de dados”, destaca o gestor João Alves.

Continua após a publicidade
Anúncio

Integração — “Esse mecanismo é de fundamental importância para a atuação da CIAP e de integração com a sociedade civil e o sistema de justiça, pois apresenta os dados de forma transparente e fiel”, evidencia o coordenador estadual da Central de Alternativas Penais, policial penal Josinaldo Lucas Oliveira.

De acordo com a SENAPPEN, a iniciativa visa organizar e ampliar o acesso às informações para mapear, sistematizar e consolidar os serviços essenciais das políticas nacionais de alternativas penais, atenção à pessoa egressa e monitoração eletrônica. O painel oferece conexão com múltiplas fontes de dados, visualizações interativas, painéis personalizáveis, além da integração com aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps. A ferramenta será atualizada semestralmente e pode ser acessada no site oficial da SENAPPEN.

Continua após a publicidade
Anúncio

Transparência — “Constitui-se como ferramenta importante para a gestão das políticas penais alternativas ao cárcere e de reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional, configurando-se como um recurso fundamental para o enfrentamento do superencarceramento, em conformidade ao plano Pena Justa. Sua implementação permite maior transparência sobre os serviços prestados e avanços da implementação das políticas em território nacional, incentivando o debate público e promovendo a participação social na construção de soluções baseados em dados e evidências”, afirma a diretora de Cidadania e Alternativas Penais, Mayesse Parizi.

Para construção do Painel de Geolocalização dos Serviços Penais, foram mapeados, entre 2023 à 2025, 206 CIAPs, 86 serviços especializados de atenção à pessoa egressa, 25 patronatos, 74 equipamentos públicos que atendem pessoas egressas e 166 centrais de monitoração eletrônica, totalizando 557 serviços em todo território nacional.

_______

Ascom/Seap-PB com Divisão de Comunicação da SENAPPEN

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.