A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, promove um curso para professores de língua inglesa da rede pública estadual, com a intenção de potencializar e fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula. A solenidade de abertura e a aula inaugural ocorreram nesta terça-feira (11), na sede da Seduc, em Fortaleza.
A ação, denominada English Language Fellow Program, conta com a participação de educadores norte-americanos, com qualificação reconhecida, para desenvolver atividades em universidades, secretarias de educação e outros centros de educação em todo o Brasil. O professor Jeremiah Tarbutton, Mestre em Educação, Currículo e Formação pela Universidade de Houston, com experiência em liderança e ensino em programas como US Fulbright e Teach for America, esteve presente no evento desta terça.
Na Seduc, a ação ocorre por intermédio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e Educação Complementar.
A formação tem carga horária de 40 horas, com 50 vagas destinadas ao curso presencial e 50 vagas ao curso online. As turmas contemplam professores dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), da Escola Bilíngue (EEMTI Visconde do Rio Branco) e de outras unidades de ensino da rede estadual. O programa segue até o dia 2 de dezembro deste ano.
O curso aborda os tópicos de avaliação e abordagem comunicativa; uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa; atividades para praticar a interpretação de texto e gramática; além de atividades dinâmicas para o ensino de língua inglesa.
A Seduc busca promover, estrategicamente, a formação continuada de professores, contribuindo com o processo das práticas desenvolvidas em sala de aula e em sociedade, oportunizando aprendizados referentes às metodologias educacionais aplicadas nas instituições de ensino.
Darlene Farias, professora de inglês na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, em Fortaleza, projeta que terá importantes experiências para incrementar o formato das aulas. “Na escola onde trabalho, temos turmas regulares de tempo integral e turmas do Projeto PreparaITA. A língua estrangeira é um dos pontos fortes para o ingresso dos alunos no Ensino Superior. A língua inglesa, especificamente, é eliminatória para o ingresso no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Com os recursos de aprendizado que vamos receber aqui, conseguiremos melhorar ainda mais a nossa prática, com novos modelos de aulas dinâmicas e efetivas para os estudantes”, considera.
Yuri Santos, professor do CCI do Conjunto Ceará, valoriza a oportunidade de ampliar o repertório educacional. “Acredito que o investimento em aprimoramento docente gera benefícios não só para os professores, mas também para os alunos. É um movimento em que todos ganham. Ter acesso a um palestrante nativo agrega muito”, observa.
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