Parlamentares petista pediram investigação contra Eduardo Bolsonaro, por crimes contra a soberania nacional cometidos nos EUA
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, em até cinco dias, sobre uma notícia-crime apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e dois deputados federais da legenda contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de crimes contra a soberania nacional
O pedido foi protocolado pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG), junto ao partido, e atribui ao filho “03” do ex-presidente os crimes de obstrução de investigação, coação no curso do processo e atentado à soberania nacional.
A petição foi apresentada em um inquérito sigiloso, conforme apurado pela reportagem do Metrópoles.
Os parlamentares solicitaram que Moraes determine a apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro, impedindo-o de deixar o país. O argumento é que o deputado estaria articulando, junto a políticos americanos, ações para constranger e retaliar o Supremo.
A solicitação foi enviada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. O parlamentar se defendeu nas redes sociais.
Veja.
Imprensa do Leste Europeu:
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 2, 2025
"Alexandre de Moraes solicita apreensão do passaporte de @BolsonaroSP
Eduardo é um deputado brasileiro e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro
Moraes se mostra chateado com visitas de Eduardo aos EUA onde ele fala sobre autoritarismo do tribunal 🇧🇷" https://t.co/7TO0w2O1ht
Durante uma viagem aos Estados Unidos, no início do mês passado, Eduardo Bolsonaro se reuniu com parlamentares norte-americanos. Em um desses encontros, esteve com a congressista Maria Elvira Salazar, conhecida por suas críticas a Alexandre de Moraes e ao STF.
Filha de imigrantes cubanos, Maria é membro da Câmara dos Representantes dos EUA e já atacou publicamente ministros da Suprema Corte brasileira, especialmente Moraes. Em maio de 2024, a congressista chamou o magistrado de “tolo útil para os socialistas” e o acusou de agir contra a liberdade de expressão no Brasil.
A deputada também é uma das autoras de um projeto de lei protocolado no Congresso norte-americano em setembro do ano passado, que propõe barrar a entrada de autoridades estrangeiras acusadas de promover censura contra cidadãos dos EUA. Entre os possíveis alvos da medida estaria Alexandre de Moraes.
Mín. 20° Máx. 28°