O prefeito Coronel Fábio Candido conheceu na manhã desta quinta-feira, 27/2, o Instituto da Pesca em Rio Preto - Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental (CAPDPC). Recepcionado pela diretora técnica da unidade, Dra. Daniela Castellanni, o prefeito conheceu as instalações prediais e os tanques e represas de criação e pesquisas sobre pescados.
Coronel Fabio Candido aproveitou a oportunidade para prospectar novos projetos junto à diretoria do Instituto que pode incluir a melhoria da ictiofauna da Represa Municipal que além de repovoar o local com espécies nativas, pode transformar o espaço em uma área de pesca esportiva.
“Eu que estive aqui há mais de 10 anos e vi o início desse trabalho, que hoje é um trabalho muito pujante, que permite com que a região noroeste do estado de São Paulo seja a maior produtora de pescados do estado, levando em conta que o estado de São Paulo é o segundo maior produtor do Brasil”, destacou o prefeito.
O prefeito também falou da possibilidade de uma parceria importante com a Secretaria Municipal de Agricultura para expansão da tecnologia na criação de peixes em tanques na zona rural de Rio Preto. “Nós queremos fazer, com as bênçãos de Deus, aqui em São José do Rio Preto, que a cidade seja uma das maiores produtoras de pescado também, adotando esse novo modelo a partir de agora. Muitas ideias boas para colocar em prática”, planeja.
A diretora técnica Dra. Daniela Castellanni compartilhou informações importantes sobre os trabalhos desenvolvidos no Instituto. "Ontem tive a oportunidade de receber o prefeito Coronel Fabio e apresentar as instalações do Centro Avançado do Pescado Continental, - Instituto de Pesca. É sempre enriquecedor compartilhar os trabalhos científicos na área da aquicultura e discutir possíveis parcerias, especialmente em temas tão importantes como a prevenção de incêndios e o desenvolvimento de projetos de piscicultura. Essas colaborações podem trazer muitos benefícios para a comunidade e para o avanço da pesquisa na área", destacou Daniela.
Localizado em área próxima à Floresta Estadual do Noroeste Paulista, o Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental (CAPDPC) desenvolve pesquisa principalmente com a Tilápia.
O CAPDPC possui as seguintes atribuições: desenvolver pesquisas e a adaptar técnicas de cultivo de organismos aquáticos, visando à produção em escala comercial, desenvolver pesquisas nas seguintes áreas: limnologia aplicada à aquicultura - monitorar as características físicas, químicas e biológicas da água de cultivos; sistemas sustentáveis - sustentabilidade em empreendimentos aquícolas: aquaponia, recirculação de água e uso de perifiton; nutrição e alimentação de organismos aquáticos; patologia de organismos aquáticos - avaliação de métodos profiláticos e terapêuticos; melhoramento genético de peixes comerciais e estudo genético de populações nativas; desenvolver e adaptar boas práticas de manejo na aquicultura e desenvolvimento de inovações tecnológicas na aquicultura.
Mín. 20° Máx. 30°