Técnicos e educadores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que atuam na proteção social básica, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 21/2, para planejar as ações de 2025 para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O encontro foi no auditório da Semas e reuniu representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centro de Convivências das dez regiões do município.
Na ocasião, foi alinhada a integração de todos os serviços, com o objetivo de padronizar as discussões e atividades. O planejamento das datas comemorativas, para trabalhar as temáticas nos grupos de convivência como medida de proteção e fortalecimento de vínculos, também foi pauta do encontro. Além disso, os trabalhadores compartilharam as necessidades e dificuldades de cada território e pensaram em estratégias conjuntas para superar esses desafios.
O secretário de Assistência Social, professor Frederico Afonso Izidoro, participou da reunião e reforçou a importância do planejamento para a eficiência dos serviços. “Nosso compromisso é garantir que a Assistência Social chegue a quem mais precisa, de forma qualificada e humanizada. Para isso, é essencial que nossas equipes estejam alinhadas e integradas, desenvolvendo estratégias que fortaleçam os vínculos comunitários e promovam a cidadania”, destacou.
O SCFV realiza atendimentos em grupo, organizados de acordo com a faixa etária ou intergeracional, com o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes. O serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento das capacidades dos usuários.
Podem participar das atividades pessoas de todas as faixas etárias, em situação de vulnerabilidade ou risco social. Para realizar a inscrição no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa ou Centros de Convivência (CC).
Mín. 20° Máx. 30°