Domingo, 27 de Abril de 2025
19°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Saúde Saúde da Mulher

Vaginose bacteriana: entenda o que é a infecção que afeta milhões de mulheres, mas muitas não sabem como identificá-la

Vaginose bacteriana: entenda o que é a infecção que afeta milhões de mulheres, mas muitas não sabem como identificá-la

21/02/2025 às 11h14
Por: Redação Fonte: Agência Extra Globo
Compartilhe:
Problemas íntimos femininos — Foto: Freepik
Problemas íntimos femininos — Foto: Freepik

Vaginose bacteriana: entenda o que é a infecção que afeta milhões de mulheres, mas muitas não sabem como identificá-la

 

Se não tratada, pode tornar as mulheres mais vulneráveis à clamídia e à gonorreia, podendo aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro

A vaginose bacteriana pode ser uma infecção sexual comum, porém, muitas mulheres não sabem como identificá-la, o que podem deixá-las em maior risco de outras infecções genitais mais graves. Ela pode ocorrer devido a um desequilíbrio nas bactérias que normalmente vivem na vagina e é desencadeada pelo sexo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo especialistas, se tratada rapidamente, com antibióticos, causa poucos problemas, porém, se deixada por longos períodos pode perturbar permanentemente a flora vaginal, tornando as mulheres mais vulneráveis à clamídia e à gonorreia, e podendo até aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro, no caso de mulheres grávidas.

"A vaginose bacteriana é comum, mas as mulheres muitas vezes a confundem com infecções fúngicas ou uma infecção sexualmente transmissível, como a tricomoníase, pois apresentam sintomas semelhantes, como corrimento incomum e alteração no odor", disse Crystal Wyllie, médica clínica geral do Asda Online Doctor, no Reino Unido.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a médica, os sinais mais importantes da infeção são o cheiro ruim permanente e característico, secreção branco-acinzentada e irritação na área genital. O tratamento da condição é realizado com antibióticos, normalmente aplicados na forma de comprimidos, géis ou cremes.

"Usar duchas vaginais e sabonetes perfumados pode piorar a vaginose bacteriana, pois elimina as bactérias boas que mantêm tudo em harmonia. Então, afaste-se dos sabonetes líquidos perfumados e confie no equilíbrio natural do seu corpo”, afirma Wyllie.

Roupas justas também devem ser evitadas, pois elas podem reter umidade, criando as condições perfeitas para a proliferação da vaginose bacteriana.

“Opte por roupas íntimas de algodão por serem materiais respiráveis e, se você suar muito na academia ou mergulhar na piscina ou na banheira de hidromassagem, troque as roupas úmidas o mais rápido possível”, afirma.

Praticar sexo seguro também é outra maneira de ajudar a evitar a vaginose bacteriana. Usar preservativos e certificar de limpar bem os brinquedos sexuais, se for adepto deles.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Saúde e Vida
Saúde e Vida
Sobre A saúde é nosso bem mais preciso. E para cuidar dela, frequentemente buscamos produtos ou alternativas que garantam as melhores condições para o nosso corpo. O melhor conteúdo sobre saúde você encontra em nosso portal.
Caruaru, PE Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 31°

Seg 30°C 18°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Qui 30°C 17°C
Sex 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio