A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou nesta quinta-feira, 20/02, uma roda de conversa com moradores do bairro Marte - Santa Catarina, antiga Favela Marte. A ação foi articulada entre o setor de serviço social da Secretaria de Habitação e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Belo Horizonte, unidade que atua no território.
A atividade, destinada às famílias, englobou ações que envolvem todos os serviços oferecidos na unidade da Semas, com foco na inclusão social dos moradores, dando acesso completo e integral aos benefícios, além identificar quais políticas públicas são mais necessárias para o território.
“Nosso objetivo é levar nossos serviços ao maior número de famílias, além do atendimento espontâneo, aquele em que o usuário vai procurar a unidade. Essas ações possibilitam a identificação de necessidades específicas, essenciais para que as famílias alcancem alternativas de superação de situações de vulnerabilidade e risco social”, explicou Virgínia Menezes Matiolli, coordenadora do Cras Belo Horizonte.
A equipe do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) também participou do encontro. O grupo, já realiza as orientações necessárias para a proteção social e o desenvolvimento infantil de famílias do território. “Esse contato ajuda os profissionais a reconhecerem as necessidades de intervenção, para que elas tenham os direitos sociais garantidos por meio de atendimentos rotineiros”, concluiu Virgínia.
A “Marte – Santa Catarina” passou pelo processo de desfavelamento em 2024. O projeto de urbanização da área, a última favela existente no município, prevê o acompanhamento dos moradores pelos serviços públicos de saúde, educação, trabalho e assistência social.
Foto:Emanuel Passos/ Secretaria de Assistência Social
Mín. 20° Máx. 30°