Prefeito também citou investimentos em resiliência para mudanças climáticas
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), declarou que o trabalho para o armamento da Guarda Municipal já iniciou e que no segundo semestre de 2025 a gestão municipal deve começar o treinamento de parte do órgão. A declaração foi feita em entrevista à TV Globo, na manhã desta segunda-feira (3).
Campos ponderou que o papel da Guarda Municipal é de proteger o patrimônio, e que a responsabilidade pela segurança pública nas ruas é da Polícia Militar, sob comando do Governo de Pernambuco.
“A Guarda Municipal tem um papel predominantemente patrimonial. Cuidar das praças, unidades de saúde, de educação. É importante, principalmente nas áreas mais críticas, ter um efetivo armado, mas é diferente de um policiamento ostensivo, como a Polícia Militar, que é constituída para isso”, defendeu o gestor.
Ao ser perguntado sobre o que tem sido feito para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na cidade, o prefeito citou as ações de urbanização de comunidades vulneráveis, a contenção de encostas e obras de macrodrenagem, com destaque para a dragagem da bacia Rio Tejipió, ponto mais crítico em dias de chuvas.
"A gente está fazendo obra de dragagem, e reservatórios de acumulação de água. Essas obras já preveem também intervenções contra a influência da maré, com sistemas de bombeamento, comportas, para haver um preparo da cidade para o aumento do nível do mar. Em cinco anos, serão R$ 500 milhões em obras que vão chegar na bacia do Rio Tejipió", destacou.
Mín. 20° Máx. 30°