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Ouvidoria e CGU realizam curso de Aperfeiçoamento da Plataforma Fala.BR

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI), em parceria com a Superintendência da Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU-PI), realizou nos d...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
13/06/2025 às 14h00
Ouvidoria e CGU realizam curso de Aperfeiçoamento da Plataforma Fala.BR
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI), em parceria com a Superintendência da Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU-PI), realizou nos dias 12 e 13 de junho o Curso de Aperfeiçoamento da Plataforma Fala.BR para Ouvidoria. A capacitação é voltada para atendentes e ouvidores que integram a Rede de Ouvidorias Setoriais do Governo do Estado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Sebastian Pinheiro

Com dois dias de programação, a formação teve como foco o uso técnico e prático do módulo de ouvidoria da Plataforma Fala.BR, promovendo uma imersão nas funcionalidades do sistema e capacitando os participantes para lidar com as manifestações da sociedade de forma mais eficiente, responsiva e transparente.

O curso foi ministrado na sede da OGE-PI, em Teresina, e reuniu profissionais de diversas secretarias e órgãos estaduais. A ação faz parte do esforço contínuo de fortalecimento das ouvidorias como canais legítimos de diálogo entre o cidadão e o poder público.

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Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Sebastian Pinheiro

Para o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, a qualificação permanente da Rede de Ouvidorias é essencial para garantir a melhoria dos serviços públicos. “A Ouvidoria é, antes de tudo, um espaço de escuta ativa e comprometida. Promover um curso como este é reafirmar nosso compromisso com uma gestão mais democrática, transparente e humanizada”, pontuou.

O curso contou também com a participação do auditor da CGU no Piauí, José Maria, que destacou a importância da integração entre os órgãos de controle e as ouvidorias. “A parceria entre a CGU e a OGE-PI tem gerado frutos concretos na melhoria da gestão pública. Capacitar os agentes que lidam diretamente com a população fortalece não apenas o controle social, mas também a cultura da participação social e o respeito aos direitos dos cidadãos”, afirmou.

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Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Sebastian Pinheiro

A iniciativa reafirma o papel estratégico da Ouvidoria-Geral do Estado como articuladora da política de escuta ativa no serviço público, ampliando o protagonismo dos cidadãos na construção de uma administração mais ética, eficiente e participativa.

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