Entre os dias 4 e 12 de junho, agentes de viagens vindos do Rio Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP) participaram de uma verdadeira imersão no destino Sergipe, por meio de uma viagem de familiarização, conhecida como famtour. A ação, promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Sergipe (ABIH/SE), proporcionou a 27 profissionais parceiros da Cativa Operadora conhecerem alguns dos principais atrativos turísticos do estado. Eles também experienciaram os festejos juninos mais aconchegantes e à beira-mar do Brasil ao visitarem o Arraiá do Povo e a Vila do Forró, na Orla da Atalaia, em Aracaju.
Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a promoção de famtour consiste em uma estratégia para o fortalecimento do setor. Além de promover os atrativos turísticos, segundo ele, ajuda a desenvolver a economia local, movimentando hotéis, bares, restaurantes e serviços. “Quando o poder público se une a empresas sérias do trade turístico, como a Cativa Operadora, consegue promover nossos destinos de forma mais eficiente, pois o agente de viagem é peça-chave no processo de decisão do turista, e capacitar esse profissional com vivências reais é fundamental, pois é um investimento direto na cadeia produtiva do turismo”, destaca.
Para o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco, receber o grupo de agentes de viagens durante o período junino foi uma oportunidade para mostrar, na prática, a força de Sergipe. Isso, segundo ele, implica dizer que os profissionais puderam vivenciar a hospitalidade e a estrutura que o destino oferece, além do que o estado tem de mais autêntico: o calor humano, a cultura e o maior arraiá à beira-mar do Brasil. “Essa experiência direta tem um impacto decisivo na hora da recomendação aos clientes e fortalece nossa presença nos principais mercados emissores. A parceria com a Setur e com a Cativa reforça o quanto o trabalho conjunto entre o setor público e a iniciativa privada é essencial para o crescimento do turismo em nosso estado”, ressalta.
Experiência completa
Os agentes de viagens fizeram um city tour por Aracaju, visitando os principais pontos turísticos, como o Centro Histórico e a região dos mercados centrais, o Centro de Turismo, a Colina do Santo Antônio, o Parque da Cidade, o Palácio Museu Olímpio Campos, o Centro Cultural de Aracaju e o Museu da Gente Sergipana, que, em frente, tem o Largo da Gente Sergipana. Além disso, eles puderam conhecer o Cânion de Xingó e a Rota do Cangaço, ambos em Canindé do São Franciso, Croa do Goré e Ilha dos Namorados, em Aracaju, e Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis, estes em Estância.
O executivo de Contas da Cativa Operadora – Rio de Janeiro, Afonso Domingues, explica que a parceria com o Governo de Sergipe para a realização do famtour amplia o conhecimento dos agentes de viagem sobre o destino, fortalecendo o canal de vendas de forma qualificada. Da capital fluminense, vieram 17 agentes de viagens. “Aqui, estão presentes os melhores vendedores, representantes de agências de turismo do Rio de Janeiro. Inclusive, embora muitos deles já vendam o destino Sergipe, ainda não o conheciam. Eles estão encantados, principalmente por conhecerem o Cânion de Xingó [em Canindé do São Francisco], líder de vendas”, informa.
Já o executivo de Contas da Cativa Operadora – São Paulo, Marcelo Souza, que vivenciou uma das noites de programação na Vila do Forró e no Arraiá do Povo, destacou o diferencial cultural do evento. Ele também agradeceu ao Governo de Sergipe e à ABIH/SE por oportunizarem os dez profissionais de capital paulista, em companhia dos agentes do Rio, conhecerem os melhores festejos juninos à beira-mar do país. “A recepção do povo sergipano é muito calorosa. E essa festa de São João, que tive a oportunidade de conhecer, que ineditamente acontece durante 60 dias, é maravilhosa. Uma festa junina raiz de verdade é aqui em Sergipe”, frisa.
Encantados
Os agentes de viagem também ficaram encantados com o roteiro do famtour, que contou com experiências autênticas, incluindo passeios culturais e gastronômicos que valorizam o destino Sergipe. O empresário Bruno Boaventura, da Studio Four Eventos e Viagens, elogiou Sergipe, desde a recepção festiva no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, que contou com apresentação de trio de forró pé de serra, dançarinos com roupas típicas e degustação de iguarias da época, assim como os lugares que teve a oportunidade de visitar. “Tive boas impressões de Aracaju desde quando desembarquei no aeroporto, onde fui bem recepcionado, assim como estou maravilhado com os lugares que conheci. O povo sergipano é muito acolhedor. Acho muito importante a gente estar fazendo esse famtour para ficar mais por dentro do que acontece em Aracaju e indicá-lo ainda mais”, relata.
Mariana Santos, da Dobra Tur, empresa carioca especializada em turismo corporativo, destacou a importância do famtour ao oportunizar a vivência do destino para vendê-lo com mais propriedade. “É completamente diferente vender um destino que você conhece de perto. Esse famtour trouxe muito mais confiança e argumentos para oferecer aos nossos clientes. Estou adorando e já pretendo voltar”, pontua.