Plataforma chega a marca histórica de usuários e bate recorde de atendimentos à população baiana
Lançado em novembro de 2023, o portal BA.GOV.BR, plataforma de serviços públicos do Estado, alcançou a marca de seis milhões de usuários - número expressivo se comparado à população da Bahia (14,8 milhões de habitantes). O www.ba.gov.br é um case de sucesso: já prestou mais de 37,8 milhões de atendimentos aos baianos, ganhou vários prêmios nacionais e se tornou referência no processo de transformação digital no setor público do país.
Cerca de um ano e meio após seu lançamento, a plataforma BA.GOV.BR se consolidou como canal único de prestação de serviços públicos do Estado. Apenas em 2024, o BA.GOV.BR realizou 11 milhões de atendimentos - número recorde em um período de 12 meses. A plataforma recebe 200 mil acessos de usuários por dia.
Serviços - Atualmente, o portal conta com 27 órgãos públicos, que oferecem 444 serviços digitais, sendo 136 totalmente digitalizados (100% digitais), além de 308 outros serviços híbridos (com etapas digitais e presenciais).
Na plataforma, o cidadão encontra uma grande variedade de serviços públicos, como solicitação de matrícula escolar, emissão de documentos, pedidos de atendimento a órgãos públicos e pagamentos de impostos. São 34 categorias de serviços, com atendimentos nas áreas de saúde, educação, previdência, habitação, segurança pública e outras. Entre os serviços mais procurados estão a solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de licenciamento veicular e matrícula de alunos novos na rede estadual de ensino.
O portal BA.GOV.BR é fruto de um projeto inovador da Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), responsáveis pelo lançamento da plataforma SAC Digital, em julho de 2018. O portal foi criado inicialmente com poucos serviços, mas o projeto evoluiu e alcançou um bom grau de maturidade tecnológica. Estava ali todo o alicerce necessário para pavimentar um novo caminho, ainda mais audacioso.
Estratégia - O BA.GOV.BR foi lançado pelo Governo do Estado em novembro de 2023, repaginando o SAC Digital. A nova plataforma recebeu mais investimentos e passou a seguir uma estratégia voltada à ampliação da prestação de serviços públicos digitais para a população.
O novo plano previa a modernização da plataforma digital, tornando-a mais ágil, intuitiva e acessível. A ideia era que o novo portal fosse focado na experiência do usuário e na democratização do acesso aos serviços públicos digitais, garantindo inclusão e facilidade de uso para toda a população.
A estratégia também propôs o fortalecimento do vínculo com os cidadãos, promovendo mais engajamento por meio de campanhas de comunicação, além de incentivar a transformação da cultura institucional, com foco na capacitação dos servidores e na adoção de uma mentalidade digital nos órgãos públicos.
Oferta
Outro ponto relevante foi a adoção de uma agenda arrojada para a implementação de novos serviços, ampliando e diversificando a oferta. A plataforma BA.GOV.BR possui atualmente 136 serviços digitalizados - o triplo da quantidade existente no antigo SAC Digital, que contava com apenas 42 até o final de 2023. A estratégia deu certo. No primeiro ano da nova gestão (2024), o BA.GOV.BR atingiu a marca histórica de 11 milhões de atendimentos, mais que dobrando o recorde anterior do SAC Digital (5 milhões). A plataforma passou a registrar 200 mil acessos de usuários por dia, enquanto o antigo portal (SAC Digital) alcançava essa marca em um mês. A estimativa é que, até o final deste ano, o BA.GOV.BR atinja 15 milhões de solicitações de serviços.
A interiorização do BA.GOV.BR foi outro resultado importante da estratégia de democratização do acesso aos serviços públicos digitais. No primeiro trimestre deste ano, a plataforma apresentou um crescimento mais acentuado da demanda no interior do estado, em comparação com o mesmo período de 2024 - um aumento de 74,2% no interior e 50,2% na Região Metropolitana de Salvador.
Anteriormente, a Região Metropolitana de Salvador registrava os maiores percentuais de procura por serviços, com a demanda concentrada nas maiores cidades. Os números atuais refletem a interiorização do BA.GOV.BR, dentro da estratégia de democratização e universalização da plataforma.
Prêmios
O BA.GOV.BR foi vencedor, por duas vezes, do Prêmio iBest na categoria Governo Estadual, concorrendo com estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, que também possuem iniciativas digitais voltadas à prestação de serviços públicos. A plataforma conquistou o 1º lugar no iBest, uma das maiores premiações do universo digital do país, que seleciona as melhores iniciativas do segmento.
O BA.GOV.BR também alcançou a segunda colocação na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada para o Cidadão, premiação concedida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e pelo Ministério da Economia, em 2024.
A plataforma ainda conquistou o primeiro lugar na premiação Case de Sucesso, que elege os projetos de maior destaque na comunidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no estado. O prêmio foi concedido durante o Congresso Sucesu 24, evento que reuniu empresas, instituições e órgãos públicos da Bahia, em junho de 2024, em Salvador.
Por cinco anos consecutivos (2020 a 2024), o Governo do Estado figurou entre os cinco estados mais bem colocados no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. A iniciativa avalia e premia os estados que mais se destacam em suas políticas de transformação digital. A premiação é concedida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
Em 2022, o Prêmio Gov.Digital reconheceu a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Prodeb como vencedoras na categoria Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Economia e pela Abep-TIC.
Fonte: Ascom/Saeb
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