Com o objetivo de fortalecer conexões, compartilhar conhecimentos e inspirar boas práticas na gestão de pessoas, o Governo de Sergipe realizou, nesta sexta-feira, 6, o 2º Encontro de Integração da Rede de Recursos Humanos da Administração Estadual. A iniciativa, liderada pela Superintendência Geral de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração (SGRH/Sead), reuniu, na Biblioteca Estadual Epifânio Dória, em Aracaju, dezenas de gestores de pessoal dos órgãos e entidades estaduais.
A Rede foi lançada em fevereiro deste ano, conforme explica a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, com a proposta de buscar soluções conjuntas para superar os desafios enfrentados no cotidiano da gestão de pessoas no âmbito da Administração Estadual. “Esse evento reúne as lideranças que cuidam da gestão de pessoas no Governo de Sergipe para uma troca de experiências e para discutir os principais temas que desafiam essa nossa rede no dia a dia”, afirma.
De acordo com a superintendente geral de Recursos Humanos da Sead, Bianca Braga, a partir da criação da Rede de Recursos Humanos, a gestão estadual atua para estreitar os laços entre os gestores de pessoas e promover troca de experiências, de conhecimento, de desafios. “Buscamos nos somar em um só espírito, em um só governo para resolver o problema de todos os setores de gestão de pessoas”, explica.
Bianca ressalta que há, na gestão de pessoas do Governo do Estado, tanto servidores próximos da aposentadoria quando novas lideranças ingressando na área. “Então a nossa ideia é aproveitar esse capital intelectual que já tem mais experiência e transmitir aos que estão chegando. E quem está chegando vem com uma bagagem nova que é transmitida aos estão partindo para outro desafio. E a Rede tem essa proposta, de criar esse espírito de coletividade”, diz.
Durante a programação, que contou atividades do projeto Sabes - Saúde e Bem-estar do Servidor, palestras e roda de conversa sobre saúde e segurança na gestão de pessoas, a Sead apresentou aos participantes do evento o aplicativo digital “Servidor.SE”, a ferramenta recém-criada pela Área de Desenvolvimento de Sistemas de Pessoal (Adesp) que garante aos servidores estaduais mais acessibilidade, comodidade e facilidade no acesso a serviços e informações funcionais.
“A ideia do aplicativo é aproximar o governo do servidor, da gestão de pessoas. Agora, está à mão a possibilidade de acessar tudo aquilo que já disponibilizamos no Portal do Servidor, e com o apoio e as ideias dos gestores aqui reunidos, que representam a massa dos servidores e as secretarias e os órgãos em que atuam, vamos aprimorar cada vez mais essa nova solução digital do Governo de Sergipe”, pontua Lucivanda.
A superintende geral de Recursos Humanos da Sead destaca ainda que, além dos gestores estaduais, o 2º Encontro da Rede contou também com uma representante da iniciativa privada, Altair Albuquerque, que atua com o e-Social, o sistema do Governo Federal para escrituração digital de obrigações fiscais, previdências e trabalhistas, foco dos debates da roda de conversa. “A proposta é discutir com representantes de secretarias que já estão enviando a quarta fase do e-social, de modo a conhecer os desafios enfrentados, e mostrar também como isso é realizado fora da gestão pública, onde também há desafios”.
Integração positiva
Para Amanda Carvalho, da Divisão de Pessoal do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Encontro da Rede, além de aproximar os gestores da área, oportuniza uma maior integração ente as equipes na medida em que permite aos profissionais se conhecerem pessoalmente. “Além de trocar ideias de serviços, trabalhos e projetos que são desenvolvidos em cada pasta, temos a oportunidade de também compartilhar aquilo que já desenvolvemos em prol do servidor público, que é o grande interessado do nosso trabalho”, afirma.
Atuando na área de gestão de pessoas de uma das secretarias que mais concentram servidores do Estado, Amanda reconhece a importância da nova ferramenta digital lançada pelo Governo de Sergipe para o servidor público. “Eu acho a ideia do aplicativo incrível. Porque hoje em dia nós usamos celular praticamente para tudo. Então, poder ter acesso às informações funcionais num aplicativo, é fantástico, otimiza a vida do servidor e também o trabalho dos técnicos que atuam nos órgãos de pessoal”, avalia.
Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maiara Farias, o aplicativo Servidor.SE 'vai facilitar bastante' o trabalho dos profissionais que atuam na área, os quais são demandados diariamente para prestar as informações disponibilizadas no Portal do Servidor e que agora estão também disponíveis no aplicativo digital. “Integrar todas essas informações em um aplicativo, que todos podem ter à mão, facilita muito a vida deles”, salienta.
Essa é também a opinião do chefe do Setor de Pessoal da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), José Adenilton de Oliveira. Para ele, que atua há quase uma década na área de gestão de pessoas do órgão, o novo aplicativo é de grande importância, pois facilita o acesso a informações funcionais para os servidores que têm dificuldade para acessar computadores.
“Hoje, pode-se dizer que dificilmente um brasileiro não tem celular, mas ter um computador já é mais difícil. Às vezes na fila do banco, por exemplo, o servidor precisa de um contracheque, e se não fosse um aplicativo como esse não teria como acessar a informação ali, naquele momento. Então é de grande utilidade, garante essa mobilidade”, destaca Adenilton.
Como parte da programação do evento, a comissão da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) da Sead compartilhou com os participantes informações sobre responsabilidade socioambiental para conscientizá-los sobre a importância da adoção de práticas de sustentabilidade na gestão pública.
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