Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), e a Secretaria Municipal de Aracaju (Semed) realizou, nesta quarta-feira, 4, em Aracaju, o círculo de cultura presencial com o tema “Contribuições da Cultura Urbana para o Projeto de Vida dos Estudantes da EJA”. O encontro faz parte das estratégias do Pacto da Educação de Jovens e Adultos em Sergipe e reuniu coordenadores pedagógicos de escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na capital de Sergipe.
O objetivo foi promover um espaço de reflexão e diálogo sobre a cultura urbana e seus diversos elementos — como a música, a arte, o comportamento e os valores — como influências importantes na construção dos projetos de vida dos estudantes da EJA.
De acordo com o integrante do Pacto e formador João Batista dos Santos, a proposta foi pensada a partir da necessidade de conectar os saberes escolares com as vivências e realidades dos estudantes, valorizando suas histórias e experiências. “Os círculos de cultura na EJA são espaços fundamentais para valorizar a escuta, o diálogo e as experiências de vida dos estudantes. Em Aracaju, essa prática fortalece o vínculo entre escola e comunidade, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Além disso, contribui para o desenvolvimento da autonomia e da identidade dos alunos. A valorização da cultura local e urbana aproxima o conteúdo escolar da realidade dos educandos. Com isso, os círculos se tornam essenciais para o sucesso educacional na EJA”, destaca.
Durante o círculo, os participantes foram convidados a compartilhar percepções sobre como a cultura urbana impacta diretamente o cotidiano e as escolhas de vida dos estudantes. O formato do encontro privilegiou a escuta ativa, o respeito às múltiplas vozes e o reconhecimento da diversidade cultural presente nas comunidades escolares.
Por meio de atividades colaborativas, dinâmicas de grupo e rodas de conversa, os coordenadores puderam identificar formas criativas de incorporar aspectos da cultura urbana no planejamento pedagógico das escolas. A abordagem buscou evidenciar como manifestações culturais, a exemplo do rap, grafite, hip hop, slams de poesia e outras expressões urbanas podem fortalecer a identidade dos alunos e fomentar um sentimento de pertencimento à escola.
Ao fim do encontro, foi elaborado coletivamente, com participação da presidente do Fórum Estadual da EJA, Fabiana Araújo, um plano de ação que servirá de base para a realização de círculos de cultura em todas as escolas das redes municipal e estadual que oferecem a EJA. O documento contempla diretrizes metodológicas, sugestões de temas e atividades, e estratégias para estimular o engajamento dos estudantes.
De acordo com o coordenador do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Seed e presidente do Pacto, Gleyson Souza Santos, a iniciativa representa mais um passo no fortalecimento da política pública de Educação de Jovens e Adultos em Sergipe, promovendo práticas pedagógicas mais humanizadas, inclusivas e conectadas à realidade social dos estudantes. "No contexto do Pacto da EJA em Sergipe, reafirmamos que só é possível construir uma educação emancipadora quando cuidamos de quem ensina. Ao valorizar a cultura docente e os saberes construídos na prática, cultivamos um ambiente de diálogo, respeito e formação continuada, que repercute diretamente na aprendizagem e no acolhimento dos nossos estudantes”, afirma.
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