Muita música, escuta, acolhimento, olhares curiosos e personagens vestidos de anjos, semáforo e até de faixa amiga. Esse foi o cenário que durante o mês de maio marcou as intensas atividades extracurriculares em diversas unidades que integram a rede pública municipal de ensino de Camaçari na sede e na orla.
Através do Maio Amarelo nas Escolas, de forma lúdica e educativa, crianças e adolescentes tiveram contato com temas fundamentais para a vida em sociedade, a exemplo da segurança viária e do respeito ao próximo. O encerramento das ações foi realizado na tarde desta terça-feira (27), na Escola Municipal Amélia Rodrigues, localizada em Monte Gordo.
Executada pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), a iniciativa faz parte do projeto Os Caminhos da Escola – Zona 30. Ao todo, cerca de 300 estudantes foram alcançados.
O secretário de Educação, Márcio Neves, destacou aspectos como empatia e responsabilidade, papel de cada cidadão na prevenção de acidentes, que começa desde a infância, por meio de crianças multiplicadoras de boas práticas. “A promoção de uma cultura da paz e da empatia no trânsito precisa muito do processo educacional, e começa desde as pequenas ações. Essas crianças estão aprendendo, por exemplo, que jogar objetos pela janela do carro é ilegal e se tratando de uma rodovia pode colocar a vida de muitas pessoas em risco, além de ser um ato de desrespeito ao meio ambiente”, pontuou.
Nesta terça-feira, a palestra educativa foi ministrada pelo agente de trânsito Edmilson Marques Bezerra, que celebrou o bom êxito das atividades. “Essas ações do projeto integram as práticas pedagógicas, contribuindo para a construção de uma cidade mais consciente e segura. Saliento que as ações da STT nas escolas não irão parar por aqui. Ao longo do ano, o intuito é realizar essas visitas e conversas interativas”, disse.
Ao longo das oficinas formativas, os estudantes tiveram acesso aos seguintes conteúdos: técnicas seguras de como atravessar a faixa de pedestres, o que cada cor da sinaleira significa, além da importância e maneira correta de utilizar o cinto de segurança e as cadeirinhas.
Junto com os mascotes Camaçarino e Camaçarina, os alunos ainda puderam explorar a imaginação ao simularem a forma correta de atravessar a pista, utilizando a faixa de pedestres. Em algumas escolas, os estudantes também puderam conhecer o interior de uma viatura da STT, acionar a sirene e falar com a central de atendimento do órgão.
O projeto Os Caminhos da Escola – Zona 30 é parte do movimento internacional Maio Amarelo, que, este ano, traz como tema da campanha a mensagem “Desacelere, seu bem maior é a vida”. No município, as ações percorrem ruas e demais ambientes e instituições.
Mín. 19° Máx. 27°