A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) celebrou, nesta terça-feira (27), o início da perfuração do poço da Petrobras, no campo de Taquipe, em São Sebastião do Passé, a cerca de 65 km de Salvador. A operação marca a retomada das perfurações terrestres da companhia no estado após seis anos e sinaliza um novo ciclo de investimentos na produção onshore. Essa é a primeira de três sondas contratadas para ampliar as operações terrestres na Bahia. Além delas, a Petrobras também vai expandir a atuação das Sondas de Produção Terrestre (SPT), que passarão de 13 para 23 unidades.
Presente no evento representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário Angelo Almeida destacou a relevância do momento para a economia baiana. “Este é um momento simbólico para a Bahia. A volta das perfurações terrestres da Petrobras é estratégica para o fortalecimento da nossa economia, geração de empregos e aumento da arrecadação nos municípios. O Governo do Estado tem atuado para garantir um ambiente favorável aos investimentos e vê com entusiasmo a ampliação das atividades da companhia em nosso território”, afirmou.
Como parte do novo ciclo de investimentos, a Petrobras anunciou mais de R$ 5 bilhões para ampliar sua atuação na Bahia, com foco na extração de petróleo e no reforço da infraestrutura operacional no estado. Esses aportes incluem a contratação de novas sondas, visando maior eficiência e expansão da produção.
Além disso, o plano de negócios da companhia prevê a injeção de mais de R$ 18 bilhões na Bahia ao longo dos próximos cinco anos, consolidando o estado como uma das principais frentes de atuação da empresa no segmento onshore.
Atualmente, a Petrobras conta com aproximadamente 4,3 mil profissionais na Unidade da Bahia, produz 17 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), em 20 concessões e cerca de 2 mil poços terrestres, além da plataforma de Manati, que produz gás na Bacia de Camamu, em Valença. A iniciativa integra o Plano Estratégico 2025-2029 da Petrobras, que prevê a perfuração de cerca de 100 novos poços nos próximos cinco anos em diversas cidades baianas, entre elas Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé.
Fonte: Ascom/SDE
Mín. 19° Máx. 27°