Nesta terça-feira (27), quando se celebra o Dia da Mata Atlântica, a Bahia comemora o início da execução do projeto Parceiros da Mata — uma iniciativa voltada ao desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem nesse bioma estratégico.
O projeto representa um passo decisivo para a conservação ecológica da região, ao mesmo tempo em que promove inclusão socioeconômica. A proposta contempla ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, beneficiando inclusive pescadores artesanais, ribeirinhos, extrativistas, marisqueiras, assentados da reforma agrária, povos originários e comunidades quilombolas.
Ao todo, cerca de 100 mil famílias serão atendidas em 77 municípios localizados nos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.
Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o projeto reflete a convergência entre políticas públicas de conservação ambiental e inclusão produtiva. “A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade e também essencial para a economia do estado. A agricultura familiar é a principal aliada na promoção de um modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente, representando quase 80% dos estabelecimentos rurais na Bahia”, afirma.
Cida Oliva, coordenadora-executiva do Parceiros da Mata, destaca o momento atual do projeto e a expectativa de transformação das realidades no campo. “Concluímos a fase de cadastramento das comunidades e, nas próximas duas semanas, nossa equipe irá aos territórios apresentar aos gestores locais os grupos que serão foco da próxima etapa: a construção dos planos de desenvolvimento sustentável. Esse é mais um passo rumo à melhoria das condições de vida das famílias beneficiadas e à preservação dos recursos naturais da Mata Atlântica”, explica.
O Parceiros da Mata é uma realização da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Fonte: Ascom/CAR
Mín. 19° Máx. 27°