Quarta, 28 de Maio de 2025
19°

Tempo limpo

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Colégio Estadual Professor Valnir Chagas mobiliza comunidade escolar para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Estudantes desenvolvem projeto com o objetivo de promover a arborização urbana da cidade por meio de ações educativas

27/05/2025 às 17h36
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Maria Odília
Fotos: Maria Odília

O Colégio Estadual Professor Valnir Chagas deu início à mobilização da comunidade escolar para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em uma das etapas que acontecem em todo o Brasil: a escolha dos representantes. Essas ações integram o projeto “Raízes do Futuro: Arborização e Justiça Climática em Sergipe”, que busca fomentar a educação ambiental e o protagonismo juvenil na construção de soluções sustentáveis, promovendo a arborização urbana da cidade.

A escola já está vivenciando a primeira etapa da conferência, reunindo estudantes, professores e responsáveis pela organização para eleger o delegado/delegada mirim e o suplente, os quais serão responsáveis por representar a escola. A turma participou de momentos de reflexão e socialização de saberes, com a finalidade de incentivar a conscientização sobre a importância da arborização urbana, da preservação ambiental e do enfrentamento às mudanças climáticas, além de fortalecer a cultura de participação democrática entre os jovens.

Para a diretora Andréa Abreu, é muito importante a escola participar de ações voltadas para a causa ambiental. “Fazer parte da CNIJMA faz com que a gente desenvolva ações benéficas para a nossa cidade e para os nossos alunos, a fim de que eles possam crescer como cidadãos que têm conhecimento e que valorizam o meio ambiente e a forma de viver bem”, ressalta. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Para participar, cada escola organiza sua própria conferência, envolvendo estudantes, professores e a comunidade escolar. O tema desta edição é “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, e os debates giram em torno da justiça climática, sustentabilidade e preservação ambiental. A partir disso, a escola organiza um projeto e escolhe um delegado (ou delegada) mirim e um suplente que representarão a unidade de ensino nas etapas seguintes.

A professora responsável por organizar o projeto, Regina Cox, destaca que a proposta é promover a arborização urbana como estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas, por meio de ações educativas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a causa. “Nossa escola está situada em Aracaju, cidade onde notamos a ausência de arborização, marcada pela impermeabilização do solo e pelas consequências das chuvas intensas e constantes alagamentos. Nosso objetivo é levar protagonismo e consciência ambiental, impactando a nossa escola e a nossa cidade”, afirma. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Nas próximas etapas, os representantes das escolas se reúnem em conferências maiores, organizadas pelas secretarias de educação e de meio ambiente, e discutem os principais problemas ambientais do estado. Todas as escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem participar.

Para o representante da conferência, Matheus Menezes, preparar os estudantes para enfrentar causas importantes faz com que eles desenvolvam melhor o pensamento crítico. “Hoje estamos trabalhando com os temas de mudanças climáticas, tentando mitigar os efeitos das mudanças e trazendo esse tema para o interior das escolas, com o fito de que as crianças, com a voz de criança, possam tratar e enfrentar esses temas no futuro”, frisa.

Os estudantes delegado e suplente destacaram a alegria em serem escolhidos para representar a escola. “Sinto-me honrado em representar a minha escola; prometo levar nossas ideias aonde eu for, e assim conquistaremos um ambiente escolar melhor”, conta o aluno delegado, Bernardo Rosário.

Já a suplente escolhida, Alicia Moraes, compartilha sua empolgação em poder ajudar. “Estou orgulhosa de mim mesma por participar, por representar a escola e levar esse projeto que trabalhamos em conjunto adiante, podendo conscientizar novos jovens”, compartilha.

O que é a CNIJMA

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo educativo e participativo que envolve escolas de todo o Brasil, com foco em fortalecer a educação ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia é que os estudantes reflitam sobre os problemas ambientais da sua escola, bairro ou cidade, proponham soluções e desenvolvam projetos sustentáveis.

As atividades da conferência incluem oficinas, rodas de conversa, atividades práticas de plantio e elaboração de propostas que poderão ser levadas para as próximas etapas da CNIJMA, representando a escola e o estado de Sergipe no debate nacional sobre o meio ambiente. As inscrições para participar seguem abertas no site do MEC até o dia 6 de junho.
 

Diretora Andrea Abreu com alunos representantes
Diretora Andrea Abreu com alunos representantes
Matheus Menezes
Matheus Menezes
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.