Nesta sexta-feira, 16, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) esteve presente em Rosário do Catete, município do leste sergipano, para levar serviços educacionais à população na 48º edição ‘Sergipe é aqui’. Com uma vasta programação de serviços, os moradores da cidade visitaram o Centro de Excelência Leandro Maciel para solicitar emissão de documentos escolares, matrícula e inscrição em programas educacionais. O público também teve acesso a exposição, oficinas e contação de histórias.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, percorreu as salas da instituição de ensino e afirmou que, em mais uma edição da iniciativa de gestão itinerante, a Seed está junto da população. “São espaços onde podemos atender os cidadãos de forma direta, com agilidade, além de tirarmos dúvidas sobre os projetos da Educação”, avaliou.
No evento, a equipe do programa ‘Acolher’ ofereceu uma oficina de orientação profissional aos estudantes do Centro de Excelência Leandro Maciel. A assistente social da Diretoria de Educação (DEA) da Seed, Karine Nascimento, explicou que a ação tem como objetivo ajudar os estudantes a descobrirem novas aptidões e interesses para que contribuam com a sua futura escolha profissional.
O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Seed marcou presença no 'Sergipe é aqui', realizando avaliação corporal da comunidade escolar e acompanhamento do estoque, produção de alimentos e boas práticas de manipulação na cozinha da unidade escolar.
Também foi executada aferição do peso, altura e gordura corporal dos estudantes, para entender melhor a nutrição da comunidade escolar. “A atividade visa avaliar e promover uma alimentação saudável entre os alunos, utilizando medidas antropométricas e educação nutricional”, pontuou a nutricionista do DAE, Júlia Beatriz. Os técnicos do departamento ofereceram aos estudantes orientações sobre alimentação saudável e a importância da inclusão de verduras e legumes nas refeições.
O setor de matrícula escolar online também esteve presente na 48º edição ‘Sergipe é aqui’, e realizou cadastros de matrículas e disponibilizou acesso à situação cadastral do programa federal ‘Pé-de-Meia’. Maria Cristiane é mãe de João Carlos e buscou o atendimento da Seed para receber informações sobre como solucionar um problema de cadastro para recebimento do benefício. Depois de ser atendida, ela afirmou estar otimista por um resultado positivo. “Graças a Deus, consegui resolver. Agora é só aguardar uma resposta. Para mim foi muito importante, porque é uma oportunidade dele receber esse incentivo que é essencial para gente”, destacou ela.
Além desses serviços, a população que passou pelo Centro de Excelência Leandro Maciel também pôde visualizar projetos escolares direcionado a Direitos Humanos, atividades pedagógicas e recreativas realizadas pela Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, workshop de práticas exitosas do programa ‘Alfabetizar Pra Valer’ e do ‘Fora da Escola Não Pode’, apresentado pela Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) da Seed e pela Matrícula Online.
Mín. 19° Máx. 27°