Sexta, 16 de Maio de 2025
20°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Saúde Sergipe

Encontro estadual fortalece atuação de prepostos na dispensação de medicamentos especializados

Ação reforça orientações sobre acesso a medicamentos no interior

16/05/2025 às 12h36
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Nucom Funesa
Fotos: Nucom Funesa

Com o objetivo de sanar dúvidas sobre o fluxo de atendimento e a dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou, nesta sexta-feira, 16, o III Encontro Estadual de Acolhimento aos Prepostos.
 
O evento reuniu gestores, servidores, trabalhadores da saúde e representantes dos 75 municípios sergipanos. A proposta foi ampliar o entendimento sobre a atuação do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), com destaque para o Serviço de Atendimento aos Prepostos, estratégia que facilita o acesso da população do interior aos medicamentos e insumos especializados.
 
De acordo com a coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica, Juliana Santos Oliveira, o momento foi fundamental para reforçar a importância do papel dos prepostos, que representam os pacientes junto ao Case. “Eles são oficialmente designados pelas secretarias municipais para retirar os medicamentos dos usuários, isso evita o deslocamento dos pacientes e garante mais agilidade no tratamento. Reunimos diferentes atores da rede para construir soluções conjuntas e sanar pontos que ainda geram dúvidas, principalmente em relação às normas de dispensação”, explica.
 
A coordenadora geral do Case, Izabel Rocha, também destacou a relevância do evento como espaço de diálogo entre Estado e municípios. “Reunimos diversas categorias profissionais, como farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e gestores. O objetivo é que todos compreendam melhor o nosso fluxo interno e a importância do serviço para a população. Foi um momento de troca, escuta e construção conjunta”, afirma.
 
Presente no encontro, o secretário da Saúde de Nossa Senhora das Dores, Izidério Souza, ressaltou a importância da iniciativa para alinhar o trabalho entre Estado e municípios. “É uma oportunidade valiosa para tirar dúvidas que surgem no dia a dia, principalmente sobre o cadastro de novos pacientes e a retirada de medicação. Saímos mais preparados para orientar tanto os profissionais das equipes quanto os usuários que nos procuram em busca de informações”, destaca.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.