Serviços voltados à saúde animal foram ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante a 47ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que aconteceu nesta terça-feira, 13, no município de São Francisco. Entre as ações, consultas veterinárias e castração de felinos, por meio do castramóvel. A iniciativa visa atender diversos municípios e é direcionada a animais de tutores hipossuficientes, protetores independentes e de Organizações Não Governamentais (ONGs). Essas ações são fundamentais para o bem-estar dos animais e têm um impacto significativo na saúde pública do estado.
“As castrações realizadas na ação itinerante são voltadas exclusivamente para felinos. Isso acontece porque as cirurgias de cães são mais complexas e demandam mais tempo. Ou seja, em uma cirurgia de cão, conseguimos realizar cerca de dez em gatos. Portanto, se atendêssemos também cães nos mutirões, o número de animais assistidos seria muito menor. Para cães, as castrações são realizadas somente em Aracaju, utilizando o castramóvel”, explicou a diretora de Proteção Animal da SES, Christy Monteiro.
Durante o ‘Sergipe é aqui’, o castramóvel chega sempre um dia antes do mutirão para a realização das consultas de triagem, onde veterinários avaliam os animais para verificar quais estão aptos para a castração no dia seguinte. “É fundamental que não cheguemos ao mutirão sem essa avaliação, pois muitos animais podem estar debilitados ou doentes. Durante as triagens, os veterinários distribuem senhas para os animais que podem ser castrados. Assim, no dia do mutirão, atendemos apenas aqueles que foram previamente avaliados”, completou diretora.
População aprova os serviços
A estudante Vaniele Gomes, 24 anos, levou quatro gatos para castrar. Ela e a mãe são criadoras independentes e cuidam de vários felinos que foram abandonados. “No total, temos 15 gatos, sendo um meu e os outros dela. A ação do castramóvel é excelente, pois há muitos animais abandonados e as pessoas não conseguem cuidar de filhotes”, disse a estudante.
Quem também aprovou a ação da SES foi Cícero dos Santos, 38 anos, que levou sua gatinha para castração. “É importante porque evita o sofrimento dos animais. Sem castração, eles procriam e ficam expostos a maus-tratos, acidentes e envenenamentos. Hoje, trouxe uma gatinha que tem dois filhotes, com apenas três meses. Decidi castrar logo para evitar mais sofrimento”, contou Cícero.
Outros serviços
Na ação itinerante, também foram ofertados avaliação odontológica para a orientação e prevenção do câncer bucal, por meio do programa Sorrir Sergipe; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C na unidade móvel Fique Sabendo; exames sorológicos realizados pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen) para detectar dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose. As carretas do Homem e da Mulher também participaram da ação com exames e consultas.
A população do município contou, ainda, com o programa Opera Sergipe para a realização de consultas e agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e marcação da data da cirurgia, caso o paciente esteja apto para o procedimento.
Mín. 17° Máx. 31°