Atletas da AM Paradesporto disputam Brasileiro de Jovens de Bocha 2025
Competição nacional reúne jovens talentos da bocha paralímpica de 20 estados brasileiros
09/05/2025 às 18h07
Por: RedaçãoFonte: Agência Dino
Compartilhe:
AM Paradesporto
Curitiba (PR) foi sede, entre os dias 29 de março e 3 de abril, da 4ª edição do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, competição organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), em parceria com o Sesc PR. O evento reuniu 81 atletas de 40 clubes de 20 estados diferentes, consolidando-se como uma das principais competições da modalidade no país.Entre os participantes esteve a equipe da AM Paradesporto, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), composta por cinco atletas com idades entre 13 e 20 anos, acompanhados por um técnico, cinco staffs e por Lina Vitarelli, diretora da instituição. Os atletas competiram nas classes BC1, BC2 e BC3, com o objetivo de adquirir experiência em competições nacionais e ampliar suas chances de futuras convocações para a Seleção Brasileira de Jovens.Os jovens que representaram a instituição são beneficiários dos projetos Bocha Paralímpica, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Vale, e do Programa Núcleos de Fomento ao Paradesporto, patrocinado pelo Governo de Minas Gerais. Ambas as iniciativas são voltadas à inclusão e desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência (PcD).
Continua após a publicidade
“A participação em eventos como este proporciona vivência competitiva e desenvolvimento técnico aos atletas, além de contribuir para a formação de novos talentos do paradesporto”, afirma Lina Vitarelli, diretora da AM Paradesporto.O campeonato foi realizado nas instalações do Sesc Portão, em Curitiba, como parte do projeto Paracopa Sesc, e contou com estrutura de padrão internacional. O torneio nacional ocorreu logo após o Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica — realizado pela primeira vez no Brasil, entre 23 e 29 de março —, que reuniu atletas de cinco países: Brasil, Portugal, Canadá, Eslováquia e Singapura. Por isso, a edição brasileira do evento utilizou o mesmo piso emborrachado e placares eletrônicos da competição internacional.
Continua após a publicidade
Além das disputas esportivas, os alunos da AM Paradesporto também participaram de atividades fora das quadras. Alguns deles atuaram como comentaristas durante os jogos, vivenciando outra dimensão do evento e exercitando a comunicação com criatividade e responsabilidade.Os atletas que representaram a instituição nesta edição foram: Ana Carolina Moreira da Silva, Fernanda Chaves Gomes da Rocha, Esther Guilherme Rodrigues, Natanael Filipe da Silva de Moura e Kauã José Lucca da Silva.Sobre a AM ParadesportoA AM Paradesporto é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção do esporte para pessoas com deficiência (PcD), com foco na inclusão social, no desenvolvimento de habilidades e no fortalecimento da cidadania. A instituição participa ativamente de competições estaduais e nacionais, tendo como objetivo contribuir para a formação esportiva e pessoal de seus alunos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.