A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (7) uma ampla ação de fiscalização em cursos de formação de vigilantes em todo o país. Batizada de Operação Formação Legal IV, a iniciativa teve como foco avaliar a regularidade e a qualidade dos cursos oferecidos por 287 das 323 escolas em funcionamento no Brasil — o equivalente a cerca de 90% do total.
Mais de 300 agentes da PF participaram da operação, que avaliou aspectos como cumprimento da carga horária e grade curricular, controle de frequência dos alunos, número máximo permitido por turma, qualificação dos instrutores e regularidade na aplicação de provas e atividades práticas, incluindo o número de disparos com arma de fogo exigido por lei.
Em Pernambuco, 14 instituições passaram pela fiscalização. As vistorias ocorreram em unidades localizadas na Região Metropolitana do Recife, além dos municípios de Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada.
Caso sejam identificadas irregularidades, as empresas poderão responder administrativamente e estarão sujeitas a sanções como advertência, multa e até mesmo a perda da autorização para funcionamento.
A operação tem como objetivo central aprimorar a formação dos profissionais de segurança privada, uma categoria que atua em apoio à segurança pública, com papel fundamental na proteção de vidas e patrimônios em todo o país.