O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participou da 35ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o encontro foi realizado entre os dias 5 e 7 de maio, em Brasília, no Distrito Federal. O objetivo da reunião foi aprimorar a comunicação e fortalecer a atuação conjunta entre os estados e o MTur, para o avanço da Política Pública de Turismo, especialmente no que tange à regionalização.
Durante a reunião, foram abordados temas de relevância para a evolução do Mapa do Turismo Brasileiro, incluindo o processo de cadastramento, avaliação de critérios para o avanço dele e a revisão da Portaria MTur nº 41/2021, com a proposta de novos critérios e redação para a referida normativa. “A participação ativa dos representantes estaduais permitirá o aprimoramento da gestão descentralizada do turismo e contribuirá diretamente para o fortalecimento do PRT nas esferas municipal, regional e estadual”, explicou a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio. Também participou da reunião a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo.
O evento foi, ainda, uma oportunidade para que os interlocutores apresentassem sugestões, discutissem estratégias e se qualificassem para promover o crescimento do turismo regional e nacional. Por isso, a colaboração da equipe sergipana também foi essencial para avançar na implementação e na eficácia da regionalização do turismo no Brasil. “É uma grande satisfação representar nosso estado nesta importante reunião promovida pelo Ministério do Turismo. Este encontro foi essencial para fortalecer o diálogo entre os entes federativos e alinhar estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável do setor em todo o país”, ressaltou a coordenadora de Turismo da Setur, Raquel Melo.
Segundo Raquel Melo, os interlocutores têm papel fundamental na implementação do Programa. Inclusive, ela destaca que a equipe de Sergipe teve a oportunidade de discutir ações prioritárias e apresentar as potencialidades do estado, com ênfase no fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo, que é uma ferramenta fundamental para integrar os municípios, valorizar as vocações locais e promover o turismo de forma descentralizada e inclusiva. “Saio da reunião com a certeza de que, com cooperação e planejamento integrado, conseguiremos ampliar a visibilidade dos nossos destinos e oferecer experiências cada vez mais qualificadas aos visitantes”, disse.
Mín. 18° Máx. 31°