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Capacitação da Defesa Civil reúne gestores de mais de 100 municípios piauienses

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí está promovendo uma capacitação presencial sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres...

07/05/2025 às 12h49
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí está promovendo uma capacitação presencial sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), plataforma do governo federal voltada à gestão de riscos e desastres em todo o país. O treinamento teve início, nessa terça-feira (6) e segue até esta quarta-feira (7), com a participação de representantes de mais de 100 municípios piauienses.

A formação é ministrada por José Jorimar Patrício Gomes, da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, um dos idealizadores do sistema. Dividida em quatro turmas — duas por dia, nos turnos manhã e tarde —, a capacitação tem como objetivo qualificar os gestores municipais no uso do S2ID, ferramenta essencial para o enfrentamento de situações de emergência.

“É muito importante a participação dos municípios nesse processo. Eles precisam dominar o uso do sistema para garantir transparência, tanto na solicitação de recursos quanto na aplicação efetiva desses recursos. Esse é um processo crucial, especialmente em tempos de estiagem e seca”, destacou Jorimar.

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Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Jorimar é um dos criadores do sistema S2ID. Foto: Raquel Melo

O S2ID permite o registro de desastres, a solicitação de reconhecimento federal, o pedido de recursos emergenciais e o acompanhamento de processos junto ao governo federal. A plataforma também oferece acesso a informações estratégicas sobre ocorrências e medidas de resposta, fortalecendo a atuação das defesas civis locais com mais agilidade, eficiência e transparência.

De norte a sul do Estado, diversos municípios estiveram representados no evento. A secretária de Defesa Civil de Conceição do Canindé – cidade localizada a mais de 400km de Teresina – Maria Marcilene, ressaltou a importância da capacitação e o apoio do Governo do Estado às cidades afetadas pela seca.

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“Com essa capacitação, vamos aprender mais sobre esse sistema tão importante, que nos ajuda no processo de solicitação de recursos necessários para enfrentar esse momento difícil. Quero parabenizar toda a equipe da Defesa Civil estadual por essa iniciativa e pelo olhar atencioso com os municípios”, afirmou.

A atividade está sendo realizada em um laboratório cedido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Teresina.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Raquel Melo

Continuidade da formação

Esta é a segunda etapa do processo de capacitação. A primeira ocorreu no início de abril, de forma online, também conduzida por Jorimar Patrício, com foco na introdução ao sistema e no esclarecimento de dúvidas iniciais dos gestores.

Para Chico Alves, coordenador municipal da Defesa Civil de Floriano e um dos participantes do treinamento, a iniciativa chega em um momento estratégico. “Existe a necessidade de conhecermos o sistema e, a partir daí, alimentá-lo com as informações pertinentes sobre desastres ou situações adversas nos municípios. Essa capacitação, sem dúvida, vem em boa hora e certamente irá esclarecer muitas das dúvidas que temos ao acessar o sistema.”, concluiu.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Foto: Raquel Melo
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