A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade, promoveu nesta terça-feira, 22/4, o "Piquenique Azul", destinado a crianças com autismo atendidas na rede municipal de Saúde. O evento foi realizado no Recinto de Exposições, com o objetivo de promover a interação entre as famílias e criar um espaço lúdico, de inclusão, acolhimento e momentos de lazer.
A programação contou com brincadeiras, atividades e apresentações. A primeira-dama de Rio Preto e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Josiane Candido, participou do Piquenique Azul e reforçou a importância do evento. "É uma honra participar deste momento. Precisamos, cada vez mais, promover eventos como este, que reforçam a importância da inclusão de nossas crianças em todos os espaços — com acesso à educação, atividade física, lazer e saúde. É por meio dessas oportunidades que elas podem se desenvolver plenamente, com mais qualidade de vida e dignidade", disse.
O Fundo Social distribuiu bolhas de sabão às crianças, e, por meio de outras parcerias, o evento contou com pipoca, refrigerante, pula-pula e oficinas diversas, como de massinha e de bijuteria. O 9º Baep também participou, mostrando os cães adestrados pelo Batalhão e os cavalos que integram a Equoterapia, oferecida pela Saúde duas vezes por semana a crianças com autismo, em parceria com o Regimento.
A auxiliar de lavanderia, Nayara Teresa dos Santos, foi com os dois filhos ao Recinto. "Estou achando legal, e meu filho está se divertindo bastante", disse. O caçula, de três anos, é atendido no Centro Especializado em Reabilitação — CER —, onde recebe tratamento multiprofissional. O serviço integra a rede municipal de saúde e atende cerca de 250 crianças com autismo por mês.
Também pela rede municipal, os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) atendem em média 135 crianças com autismo por mês, além do CER Renascer, que, por meio de convênio, atende outras 250 crianças mensalmente.
Nesses serviços, os atendimentos são realizados após encaminhamento da Atenção Básica. Em seis unidades básicas de saúde — Estoril, Jardim Americano, Lealdade e Amizade, Santo Antonio, Solidariedade e Solo Sagrado — crianças com atraso no desenvolvimento participam dos Grupos de Estimulação do Desenvolvimento Infantil – Grudi.
Caso haja o diagnóstico de autismo, as crianças são encaminhadas aos demais serviços, que integram a Atenção Especializada. Em todos eles, o atendimento é multidisciplinar, com fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, neuropediatra, educador físico e psiquiatra infantil.
Em celebração ao mês de abril, de conscientização ao autismo, a Secretaria de Saúde promove, no dia 29/4, o seminário azul, com o tema: “Fortalecendo as Famílias e a Rede no TEA”. O evento é voltado para a capacitação de educadores, profissionais da saúde e familiares de crianças com autismo. A programação inclui palestras sobre neurodesenvolvimento, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e a rede de serviços voltada ao atendimento de pessoas com TEA.
Mín. 18° Máx. 31°