A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou nesta terça-feira (22), o primeiro encontro do Comitê Regional de Gestão de Resultados de Aprendizagem (CREGE) para gestores, coordenadores pedagógicos das 89 escolas que compõem a regional. A ação tem o propósito de repassar estratégias pedagógicas, metas que foram traçadas, além de tratar sobre as avaliações externas, como o Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Siave - Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba.
“Queremos a proximidade com os nossos gestores escolares e por isso estou visitando as escolas e também os recebendo na Secretaria da Educação. Esses profissionais quando assumem as instituições de ensino ficam responsáveis pelos estudantes e pelo futuro de todos eles. Esse encontro é para trabalhar essas questões e garantir o suporte aos profissionais para evitar a evasão escolar e que no final do ano a escola tenha a aprovação do Senso e melhorarmos cada vez mais a educação da Paraíba”, comentou o secretário da Educação, Wilson Filho.
Entre os objetivos traçados na reunião estão a melhora dos índices de fluxo da Rede Estadual da Educação, a elevação da aprendizagem e a instituição do Plano de Metas SIAVE. Além disso, foram projetadas as seguintes metas: Elevar o fluxo de todas as escolas para, no mínimo, 90%; 100% das escolas batendo a meta SIAVE e todas as escolas elevando os dados de aprendizagem no comparativo entre as avaliações.
“No fim do ano passado foi criado por lei, o CREGE. São momentos de planejamento, de avaliação, visando a aprendizagem. Então é fundamental que cada diretor de cada escola se apropriem da avaliação da rede, é fundamental que a elaboração da gerência de dados e de estatística e de avaliação passe para cada diretor, para cada escola, os resultados e as metas que deve atingir. O planejamento é fundamental, momentos avaliativos e formativos como esse são indispensáveis”, frisou o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim.
O gerente da 1ª GRE, Adailton Fernandes, reforçou que a atenção está voltada para cada ponto crucial que são as avaliações, metas, fluxo, Senso e tudo está sendo criado favorecendo a participação desse aluno, vinculado à frequência.
“Essa formação continuada com os professores é para que eles possam acompanhar de maneira direta e efetiva com o intuito de alcançarmos os melhores resultados. Então é o ano da educação e precisamos caminhar juntos, mas com esse intuito, com foco, com meta, avançar cada vez mais. Esse evento é realmente para fazer esse acompanhamento de perto nas escolas e colaborar na formação com professores e gestão escolar para que a gente possa realmente avançar”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 31°