Com o objetivo de promover atividades que contribuam para a saúde do trabalhador, a Fundação Renascer realizou nesta terça-feira, 22, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest/SE), uma palestra com o tema ‘Saúde mental no trabalho: prevenção e cuidado’. O evento ocorreu no auditório da Fundação Renascer e contou com a participação de funcionários e servidores das unidades socioeducativas.
Para o psicólogo Élder Magno, do Cerest, o mês de abril é dedicado à prevenção e ao enfrentamento de acidentes de trabalho. “Ao longo dos anos, temos enfatizado a importância da saúde mental também como um elemento de prevenção de acidentes de trabalho. Muitos acidentes têm como antecedentes transtornos mentais ou sofrimento psíquico relacionado ao ambiente laboral. Sabemos o quanto o trabalhador se cuida melhor e tem mais atenção no desempenho de suas funções quando são adotadas medidas de promoção à saúde mental no ambiente de trabalho, como uma comunicação eficiente, apoio emocional, carga de trabalho adequada, trabalho em equipe e liderança positiva. Tudo isso contribui para promover a saúde mental e prevenir acidentes e adoecimentos”, disse.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social (MPS), em 2024 o Brasil registrou 472.328 afastamentos por transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Esse número representa um aumento preocupante de 68% em comparação ao ano anterior, refletindo a crescente preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho.
A assistente social da Fundação Renascer, Lylyan Gleyce, reforçou a importância de ações como essa para acolher os trabalhadores do sistema socioeducativo. “Essas atividades são fundamentais para ajudar todos os profissionais que atuam no sistema, oferecendo suporte e promovendo qualidade de vida no ambiente profissional”, destacou.
Mín. 18° Máx. 31°