A Saudi Aramco e a gigante chinesa de veículos elétricos BYD anunciaram nesta segunda-feira (21) um acordo para trabalharem juntas em tecnologias de veículos de nova energia.
A gigante petrolífera saudita já é parceira da Renault, da França, e da montadora chinesa Geely em uma joint venture para produzir motores térmicos.
Sua subsidiária, a Saudi Aramco Technologies Company, está agora se unindo à gigante chinesa de veículos elétricos e híbridos, embora os termos do acordo não tenham sido especificados.
Em um comunicado conjunto, as empresas afirmaram que o acordo visa “promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que aumentem a eficiência e o desempenho ambiental.”
O anúncio foi feito na abertura do Salão do Automóvel de Xangai, na segunda-feira (21).
A Saudi Aramco, maior produtora de petróleo do mundo, “está explorando várias maneiras de potencialmente otimizar a eficiência do transporte, desde combustíveis inovadores de baixo carbono até conceitos avançados de motorização”, disse Ali A. Al-Meshari, vice-presidente sênior de Supervisão e Coordenação de Tecnologia.
Luo Hongbin, vice-presidente sênior da BYD, afirmou que “a SATC e nossas capacidades de ponta em P&D em veículos de nova energia vão romper as barreiras geográficas e mentais para incubar soluções que combinam desempenho altamente eficiente com uma pegada de carbono reduzida.”
A Arábia Saudita está trabalhando para diversificar sua economia, que depende da receita de exportação de petróleo, e pretende instalar 5.000 estações de carregamento de veículos elétricos até 2030.
O fundo soberano saudita detém uma participação de 60% na fabricante de veículos elétricos de luxo da Califórnia, Lucid, e assinou um acordo com a Hyundai, da Coreia do Sul, para construir uma fábrica de veículos elétricos e térmicos na Arábia Saudita.
Uma marca saudita de veículos elétricos chamada CEER, lançada em 2022, deve iniciar a produção ainda este ano.
No ano passado, a BYD abriu um showroom em Riad para comercializar carros elétricos a preços acessíveis em um país onde a gasolina é barata e as estações de carregamento de veículos elétricos são raras.
A Tesla abriu uma concessionária na Arábia Saudita em 12 de abril.
Mín. 19° Máx. 27°