São José do Rio Preto recebe, no dia 8 de maio, a Oficina Alimenta Cidades, atividade que integra a Semana da Alimentação Saudável, numa realização do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é anfitriã do evento, uma vez que integra o Programa Federal Estratégia Alimenta Cidades.
A oficina será realizada no auditório do Senac — instituição parceira — e tem como principal objetivo debater as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional (SAN) desenvolvidas no município.
“É uma honra fazer parte do restrito grupo de cidades brasileiras que têm uma política pública de segurança alimentar e nutricional construída de forma integrada e efetiva. Temos as melhores expectativas nos debates que vão nos dar elementos para avançar ainda mais na garantia de alimentação adequada para todos os rio-presentes”, comenta a secretária de Agricultura e Abastecimento, Carina Ayres.
Apenas 60 municípios fazem parte da chamada Estratégia Alimenta Cidades.
Em um primeiro momento da oficina, representantes da esfera federal vão apresentar o diagnóstico de SAN do município. Na sequência, serão realizadas rodas de conversa para discutir oportunidades de melhorias a serem implementadas.
Estão sendo convidados a participar do encontro diversos representantes de setores públicos e da sociedade civil local, como agentes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Associações e Entidades, Conselhos Municipais, em especial o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
A atividade é aberta e gratuita, limitada a 150 participantes. Os interessados precisam, necessariamente, realizar inscrição até 2 de maio pelo formulário online https://encurtador.com.br/1wezq . Outras informações pelo telefone 3232-0016.
Na mesma ocasião, o prefeito Coronel Fábio Candido irá assinar o decreto de nomeação da CAISAN — Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional. Formada por nove secretarias municipais, o Fundo Social de Solidariedade e o Serviço Municipal de Água e Esgoto – SeMAE, a CAISAN trabalha de maneira articulada e conjunta para garantir que o Direito Humano à Alimentação Adequada seja realidade no âmbito municipal. Ela é parte estruturante do Programa Alimenta Rio Preto.
Lançado em 26 de abril de 2018, o Programa Alimenta Rio Preto é a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional implementada por São José do Rio Preto, por meio do qual integra-se o abastecimento alimentar do município, envolvendo o ciclo de atividades desde a produção no campo à mesa do cidadão.
O programa é alicerçado nas compras públicas de agricultores familiares, que visam abastecimento de projetos como Alimentação Escolar, Banco Municipal de Alimentos, Zoológico Municipal e outros equipamentos que demandam gêneros alimentícios diversos.
Ao garantir condições adequadas ao cultivo e escoamento da produção pelo pequeno produtor, o município pode atingir, na outra ponta, a meta de combater a insegurança alimentar, abastecendo os equipamentos públicos e projetos de apoio socioassistencial.
O Alimenta Cidades busca expandir a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, com foco em territórios urbanos periféricos e populações em situação de vulnerabilidade. A proposta está alinhada com o Planejamento Plurianual do Governo Federal (PPA 2024-2027), o Planejamento Estratégico do MDS e o Plano Brasil Sem Fome, além de dialogar com políticas como o Programa Cozinha Solidária, o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana e o Plano Clima.
A estratégia promove um planejamento intersetorial para ações de alimentação urbana, reforçando o direito à cidade e o direito humano à alimentação adequada, com o objetivo de reduzir desigualdades.
Mín. 19° Máx. 30°