Sergipe apresentou aumento nos indicadores de procura pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), conforme dados do Censo Escolar 2024, que registra 6.777 alunos sergipanos matriculados na modalidade. O Censo Escolar 2024 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última semana. A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento da Educação (DED), oferece 48 cursos de EPT, distribuídos em 12 eixos tecnológicos, em 63 instituições de 25 municípios do estado.
Dentre as categorias oferecidas pela EPT estão: a integrada, que proporciona formação profissional e técnica simultânea ao ensino médio; a concomitante, que permite aos estudantes do ensino médio frequentar cursos técnicos em paralelo; e a subsequente, voltada para a formação profissional e técnica após a conclusão do ensino médio. Os cursos, em suas diferentes categorias, têm como objetivo viabilizar a preparação dos cidadãos sergipanos e contribuir com a inserção deles no mercado de trabalho.
As áreas de formação ofertadas são: Tecnologia da Informação, Eletromecânica, Mecatrônica, Saúde e Agronegócio. Alguns exemplos de cursos ministrados são: Desenvolvimento de Sistemas, Instalações Elétricas, Robótica, Saúde Bucal e Produção Agrícola.
O Centro de Excelência de Educação Profissionalizante José Figueiredo Barreto, em Aracaju, destaca-se no cenário educacional sergipano com a oferta de cursos profissionalizantes para alunos do Ensino Médio Integral e para turmas subsequentes, sendo um dos mais procurados na capital. Atualmente, a instituição conta com 259 alunos matriculados na modalidade integral e 318 na subsequente. Para a diretora da escola, Deise Santos Nascimento, proporcionar a EPT é, ao mesmo tempo, satisfatório e desafiador para a equipe.
"Os alunos que fazem o curso juntamente com o ensino médio integral saem daqui com um 'plus'. Estamos sempre conversando e conscientizando-os, mostrando que podem utilizar essa formação para aprimorar a área que escolherem em sua trajetória acadêmico-profissional. Nos dias atuais, as pessoas precisam ter um diferencial, e queremos justamente oferecer aos alunos as oportunidades que o mercado de trabalho exige", expressa a diretora.
Para a aluna do 2º ano, Luna Helena, o curso técnico de Administração é o primeiro passo para o futuro que deseja construir. "Quando eu terminar o ensino médio, já vou ter um curso a mais no currículo, o que é bom, já que pretendo continuar na mesma área. Penso em trabalhar com administração de empresas", diz Luna.
Já Yohana Thiffany, do 3º ano, vê o curso de Redes como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. "O curso de Redes é muito procurado no mercado, então pretendo buscar um emprego até passar em Medicina, que é o que eu quero seguir", comenta a aluna.
Também aluna do 3º ano, Larissa Mendonça afirma que, assim como a colega, ingressou no curso para ampliar suas oportunidades futuras. "Eu entrei no curso para enriquecer o currículo mesmo, já que Informática é o básico hoje em dia. No futuro, pretendo me formar em Medicina e, mais adiante, tentar Psicologia", compartilha a aluna.
O coordenador pedagógico da unidade, Fernando Souza, comenta sobre a demanda pelos cursos na modalidade subsequente. "A procura aqui é grande. Temos os cursos de Agente Comunitário de Saúde, Redes, Administração e Informática para Internet. Além disso, faremos um estudo agora, nesta virada de semestre, para entender o que a clientela quer e o que a população aracajuana precisa. O público da subsequente já concluiu o ensino médio, com média de idade entre 18 e 19 anos. Muitos desses alunos, inclusive, já estão na universidade, mas querem fazer um curso complementar para melhorar o currículo", relata.
Educação Profissional e Tecnológica em Sergipe
A oferta de cursos subsequentes ou concomitantes ao ensino médio faz parte da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Peept), do Governo de Sergipe, em cumprimento à Lei nº 9.621, de 17 de janeiro de 2025. Os principais objetivos da política são: ampliar a oferta de vagas gratuitas de EPT; possibilitar o aumento da taxa de empregabilidade dos estudantes da EPT por meio de iniciativas articuladas junto às secretarias de Estado, ao setor produtivo e à iniciativa privada; além de articular e fomentar programas de monitoria, estágio e aprendizagem profissional, curriculares e extracurriculares, remunerados e não remunerados, na oferta da Educação Profissional e Tecnológica.
A modalidade é fundamental para apoiar os estudantes e fortalecer sua permanência na escola. A EPT no ensino médio visa a oferecer aos estudantes uma formação profissional enquanto cursam o ensino regular, criando oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, à medida que evoluem em suas habilidades e competências técnicas, somando o conhecimento técnico à formação básica que os levará ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, os estudantes que concluem o ensino médio com a Educação Profissional e Tecnológica saem com dupla formação.
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