A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (16), no Marco Zero da cidade, a Campanha Lava-Pés. A iniciativa será lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde, em âmbito nacional, nesta quinta-feira (17), durante evento em São Paulo.
A campanha tem como foco a prevenção e os cuidados com os pés de pessoas com diabetes, especialmente durante o período da Páscoa, data simbólica que remete ao cuidado, acolhimento e à promoção da saúde.
“Estou muito feliz de estar aqui, em Caruaru, hoje. Já existem diversos lugares do país aderindo à campanha durante a Semana Santa. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, decidiu incentivar essa iniciativa e, nesta quinta (17), faremos uma convocação nacional em São Paulo, convidando todos a replicarem o que nasceu aqui, em Caruaru”, destacou o representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri.
Durante a ação no Marco Zero, a população teve acesso a exames clínicos dos pés, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientações sobre autocuidado, com o objetivo de alertar para os riscos e sinais de complicações como úlceras e amputações, que podem atingir uma em cada quatro pessoas com diabetes.
Maria Xavier, moradora da cidade, participou da ação e aprovou a iniciativa. “Eu estava no centro, vi a ação e resolvi aproveitar. Achei maravilhosa a iniciativa da Prefeitura. Fiz o teste de glicose, tomei a vacina da influenza. Foi muito bom. Espero que todos aproveitem essas oportunidades”, disse.
A campanha Lava-Pés continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, entre os dias 7 e 30 de abril, com ações educativas, preventivas e oficinas práticas para capacitar os profissionais da Atenção Básica na realização do exame clínico dos pés.
“A campanha continua nas nossas Unidades Básicas de Saúde porque acreditamos que a prevenção começa na atenção primária. Estamos mobilizando nossas equipes para garantir que mais pessoas tenham acesso às orientações e aos cuidados que podem evitar complicações graves. Cuidar dos pés é, também, cuidar da vida, especialmente para quem convive com o diabetes”, disse a secretária de Saúde, Nadja Farias.
Mín. 19° Máx. 30°