A participação de Sergipe na World Travel Market (WTM) Latin America 2025 começou nesta segunda-feira, 14, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na estreia na 12ª edição da maior feira de negócios de turismo da América Latina, o estado surpreendeu, mais uma vez, e encantou quem visitou o estande projetado pelo Instituto Banese. Moderno e cheio de sergipanidade, o espaço apresentou as belezas naturais, as manifestações culturais e a gastronomia típica sergipana, e mostrou, em especial, toda a pluralidade dos 60 dias de festejos juninos deste ano. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). A feira continua até a próxima quarta-feira, dia 16.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta o compromisso da gestão estadual de divulgar e promover o destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil. Por isso, segundo ele, a participação do estado na WTM 2025 foi planejada para impactar os profissionais do turismo, a fim de que conheçam toda a diversidade das potencialidades turísticas sergipanas. “Mais uma vez, a Setur caprichou no estande para mostrar aos visitantes o quanto nosso estado é diverso, bonito e aconchegante, que temos belezas naturais de tirar o fôlego, como nossa gastronomia é deliciosa e que somos hospitaleiros. E, claro, neste espaço tão cheio de sergipanidade, estamos mostrando que Sergipe é o ‘país do forró’, que temos os melhores festejos juninos à beira-mar do Nordeste. Tudo isso é fundamental para atrair mais e mais turistas para nosso estado”, afirma.
Com 100 metros quadrados e uma ambientação que mescla modernidade e regionalidade, com muita madeira e detalhes coloridos, o estande de Sergipe tem Cozinha Show, sob o comando do chef Timóteo Domingos, e Casa do Artesanato Sergipano, inclusive, com uma ativação desenvolvida pela artesã Cristina Nunes, de Simão Dias, confeccionando in loco santos e orixás em palha de milho. Além disso, o espaço conta com degustação de cachaças e licores genuinamente sergipanos, e distribuição de diversos produtos do Grupo Maratá, a exemplo de amendoim, amêndoa, castanha de caju, entre outros. Além desse apoio, a Setur conta com a parceria das prefeituras de Laranjeiras e Estância, da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin) e da artesã Marta Menezes, de São Cristóvão.
Há, ainda, o imenso telão de LED que se destaca no estande, onde é mostrado um mosaico das inúmeras belezas naturais sergipanas, a exemplo do Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco; das diversas praias, como Saco e Abaís; da Orla da Atalaia, o principal cartão-postal de Sergipe; além de atrativos turísticos culturais, como o Museu da Gente Sergipana, as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, e muito mais.
Visitantes impressionados
Diante da expectativa de que cerca de 30 mil pessoas compareçam à WTM este ano, estima-se que milhares de visitantes também passem pelo estande sergipano durante os três dias do evento. E quem visitou o espaço se mostrou impressionado com o que viu, especialmente quando descobriu a diversidade turística que Sergipe oferece. Um exemplo é a Larissa Astolfo, agente de viagens da EmCantos do Mundo, da cidade Americana (SP), que estava acompanhada das amigas e colegas de trabalho Caroline Mella, Letícia Chicone e Giliane Meira.
É a terceira vez consecutiva que Larissa participa da WTM. Ao comentar, com entusiasmo, sobre a presença de Sergipe na feira, ela destaca que é possível perceber claramente a regionalidade no estande e a capacidade de transmitir a identidade cultural do estado. “Todo ano, a gente vem com uma expectativa muito grande. E o estande de Sergipe é sempre uma atração à parte. É maravilhoso. Sempre tem coisas muito interessantes, novidades. É de uma beleza diferente. Vocês conseguem, realmente, mostrar um pouquinho da essência de Sergipe aqui na WTM. É tudo muito lindo, muito bem-organizado, o pessoal caracterizado. Esperamos conhecer esse estado tão lindo em breve”, elogia.
O proprietário da Encontre Sua Viagem Cidade Morena, de Campo Grande (MS), Flávio Serafim, por sua vez, é estreante na WTM Latin America. Ele explica que começou há pouco tempo no ramo do turismo e confessa que ficou impressionado com o estande sergipano. “Sergipe é Sergipe. Chama a atenção. Esse colorido de vocês encanta. O estande está lindo, lindo, lindo, perfeito”, resumiu. E como já conhece Sergipe, o empresário disse que pretende oferecer o destino logo para os clientes. “Esse é o momento de conhecer mais Sergipe e apresentar esse outro Nordeste para eles”, declara.
A diretora financeira da Eventho Turismo, de Uberaba (MG), Arianne Rodrigues, também está participando pela primeira vez da WTM. A empresária admite que ainda não conhece o estado pessoalmente, mas já despertou interesse em conhecer. De Sergipe, ela ouviu falar da dança, das comidas típicas e do fato de ser um lugar muito festivo e receptivo. Por isso, ficou surpresa ao saber dos dois meses ininterruptos de forró. “Sessenta dias é um período longo, e isso é ótimo para quem precisa se organizar para viajar. Vocês tiveram um insight muito interessante. Essa ideia de prolongar a festa é genial!”, ressalta.
Sobre o estande, Arianne foi só elogios. “Achei muito bonito, com uma decoração que chama a atenção. É o mais bonito da WTM e é interessante, porque tem mapa, conteúdo local e pessoas preparadas para oferecer os melhores roteiros. Tenho clientes que buscam esse destino, e eu ainda não tinha o conhecimento necessário para atender bem”, comenta.
Mín. 18° Máx. 32°