Num sábado recheado de sorrisos, massinha colorida e muito acolhimento, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) transformou o Centro de Terapias Integradas Hanna Kauany Teles de Paula em um espaço de escuta, afeto e aprendizado. Neste dia 12 de abril, o instituto realizou o 2º Encontro de Pais e Filhos, com os objetivos de fortalecer a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e valorizar o papel das famílias nesse processo.
Enquanto as crianças exploram o mundo por meio da pintura, da culinária e de brincadeiras sensoriais, os pais mergulham em rodas de conversa e palestras com profissionais especializados, trocando vivências e recebendo orientações sobre o desenvolvimento e os cuidados com o TEA.
De acordo com a coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, a realização deste segundo encontro é fundamental para reforçar os laços entre as famílias e os profissionais, promovendo um ambiente de troca de experiências e aprendizado mútuo. "A proposta vai muito além de um dia divertido. Queremos criar laços duradouros entre famílias e profissionais, reforçando que ninguém está sozinho nessa caminhada”, reforça.
A mãe de Marcos, Itamires Silveira, relata que esta é sua primeira participação no evento lhe proporciou conhecimento, mas também a oportunidade de compartilhar vivências com outras mães que enfrentam desafios semelhantes. "Emocionante ver meu filho interagir e se divertir, ao mesmo tempo em que eu tenho a chance de aprender e me sentir acolhida pelo Centro e pelos profissionais que fazem parte. Fiz massagem e estou aqui relaxada. Foi muito bom”, diz.
A neuropsicopedagoga Ademara Mota ressalta que cada atividade foi pensada para desenvolver habilidades de forma leve e prazerosa para as crianças e também para acolher os pais. “As atividades propostas durante o encontro são pensadas para estimular o desenvolvimento das crianças de forma lúdica, ao mesmo tempo em que oferecem suporte e orientação às famílias”, acrescenta.
O Centro de Terapias Integradas Hanna Kauany Teles de Paula é voltado exclusivamente para neurodiversidades e oferece cuidado multidisciplinar e humanizado para crianças de até 13 anos.
A unidade, pioneira no estado, reúne profissionais de diversas especialidades — como Pediatria, Fonoaudiologia, Assistencia Social,Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia e Neuropedagogia — para garantir um acompanhamento integral e individualizado. Atualmente, o centro realiza, em média, 4.900 atendimentos por mês, reforçando o compromisso do Ipesaúde com a inclusão e a qualidade no cuidado infantil.
Mín. 20° Máx. 30°