Vendedor foi atingido durante operação dos agentes; morte causou revolta e protesto.
Um vendedor ambulante de origem senegalesa morreu na tarde desta sexta-feira (11), após ser baleado durante uma ação de fiscalização da Polícia Militar na Rua Joaquim Nabuco, no Brás, região central de São Paulo.
A abordagem gerou protestos de outros comerciantes da área, que foram dispersados com bombas de gás lançadas por agentes da PM.
A operação ocorreu durante o apoio da Polícia Militar a uma ação de fiscalização da Prefeitura contra o comércio irregular.
O ambulante teria reagido à abordagem e agredido um policial com uma barra de ferro, sendo então atingido por um tiro. A PM não confirmou se o disparo foi feito por um dos seus agentes.
Imagens gravadas por testemunhas e compartilhadas com a imprensa mostram parte do confronto. O vídeo registra o momento em que o ambulante tenta impedir que fiscais levem um carrinho com mercadorias.
Ele é atingido por um policial com um cassetete e, em resposta, reage com uma barra de ferro. Um dos policiais então aponta uma arma de fogo em direção ao homem, e o som de um disparo é ouvido em seguida.
Após o tiro, o ambulante ainda tenta correr e retornar ao local onde os produtos estavam. Pouco depois, ele cai. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e o levou a um hospital da região, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Depois da confirmação da morte, ambulantes e comerciantes da área iniciaram um protesto nas imediações. A PM usou bombas de efeito moral e gás de pimenta para dispersar a concentração. A via foi parcialmente bloqueada durante a tarde, e o policiamento foi reforçado na região.
Até o momento, a identidade do ambulante não foi divulgada pelas autoridades. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar as circunstâncias do disparo e se houve uso indevido da força durante a operação.
O Portal iG procurou a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), que enviou a seguinte nota:
"A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) e afastou das atividades operacionais o agente envolvido na morte de um homem de 34 anos, ocorrida nesta sexta-feira, na Avenida Rangel Pestana. O homem, que agrediu um policial militar com uma barra de ferro, foi socorrido à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu ao ferimento. A barra utilizada na agressão foi apreendida, assim como a arma do agente. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)".
Assista aos vídeos:
A Polícia Militar de São Paulo acaba de M4T4R um ambulante senegalês, à luz do dia, no Brás. Queremos JUSTIÇA para Ngange Mbaye! FIM DA OPERAÇÃO DELEGADA, JÁ! pic.twitter.com/N9NNBS5NHN
— Luana Alves (@luanapsol) April 11, 2025
Confusão no Brás nesta sexta-feira (11) termina em pauladas, tiroteio e com um ambulante morto pic.twitter.com/0zev83etOT
— Brasil Urgente (@brasilurgente) April 11, 2025
O primo do vendedor ambulante baleado durante uma confusão no Brás, região central de São Paulo, detalhou o momento exato em que o familiar foi atingido. Segundo ele, a vítima almoçava quando percebeu que outro ambulante teria sua mercadoria apreendida por agentes de… pic.twitter.com/39bwDWHCnR
— Cidade Alerta (@cidadealerta) April 11, 2025
Mín. 20° Máx. 30°