Terça, 15 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Polícia Senegalês Morre

Ambulante senegalês morre após ação da PM no centro de São Paulo.

Ambulante senegalês morre após ação da PM no centro de São Paulo.

11/04/2025 às 19h19 Atualizada em 11/04/2025 às 20h43
Por: Redação Fonte: Portal iG
Compartilhe:
Ambulante senegalês morre após ação da PM no centro de São Paulo.

Ambulante senegalês morre após ação da PM no centro de São Paulo.

 

Vendedor foi atingido durante operação dos agentes; morte causou revolta e protesto.

Um vendedor ambulante de origem senegalesa morreu na tarde desta sexta-feira (11), após ser baleado durante uma ação de fiscalização da Polícia Militar na Rua Joaquim Nabuco, no Brás, região central de São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio
 

A abordagem gerou protestos de outros comerciantes da área, que foram dispersados com bombas de gás lançadas por agentes da PM.

A operação ocorreu durante o apoio da Polícia Militar a uma ação de fiscalização da Prefeitura contra o comércio irregular.

Continua após a publicidade
Anúncio

O ambulante teria reagido à abordagem e agredido um policial com uma barra de ferro, sendo então atingido por um tiro. A PM não confirmou se o disparo foi feito por um dos seus agentes.

Imagens gravadas por testemunhas e compartilhadas com a imprensa mostram parte do confronto. O vídeo registra o momento em que o ambulante tenta impedir que fiscais levem um carrinho com mercadorias.

Ele é atingido por um policial com um cassetete e, em resposta, reage com uma barra de ferro. Um dos policiais então aponta uma arma de fogo em direção ao homem, e o som de um disparo é ouvido em seguida.

Após o tiro, o ambulante ainda tenta correr e retornar ao local onde os produtos estavam. Pouco depois, ele cai. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e o levou a um hospital da região, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Protestos

Depois da confirmação da morte, ambulantes e comerciantes da área iniciaram um protesto nas imediações. A PM usou bombas de efeito moral e gás de pimenta para dispersar a concentração. A via foi parcialmente bloqueada durante a tarde, e o policiamento foi reforçado na região.

Até o momento, a identidade do ambulante não foi divulgada pelas autoridades. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar as circunstâncias do disparo e se houve uso indevido da força durante a operação.

Portal iG procurou a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), que enviou a seguinte nota:

"A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) e afastou das atividades operacionais o agente envolvido na morte de um homem de 34 anos, ocorrida nesta sexta-feira, na Avenida Rangel Pestana. O homem, que agrediu um policial militar com uma barra de ferro, foi socorrido à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu ao ferimento. A barra utilizada na agressão foi apreendida, assim como a arma do agente. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)".

Assista aos vídeos:

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.