Terça, 22 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Saúde Sergipe

Secretaria de Estado da Saúde realiza chamamento público para administração do Hospital da Criança

Organizações Sociais competirão pelo contrato de gestão da unidade hospitalar, que terá duração de três anos, com possibilidade de renovação que po...

11/04/2025 às 12h43
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
As Organizações Sociais competirão pelo contrato de gestão da unidade hospitalar, que terá duração de três anos, com possibilidade de renovação que pode chegar a até 10 anos / Fotos: Mário Sousa
As Organizações Sociais competirão pelo contrato de gestão da unidade hospitalar, que terá duração de três anos, com possibilidade de renovação que pode chegar a até 10 anos / Fotos: Mário Sousa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira, 11, o chamamento público destinado às Organizações Sociais (OS) interessadas em administrar o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, em Aracaju. O objetivo é assegurar serviços de saúde eficientes, com um contrato inicial de 36 meses, renovável por até 10 anos. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS) e contou com a participação de 6 das 20 entidades qualificadas de diversas regiões do país.

As Organizações Sociais são entidades privadas sem fins lucrativos que trabalham em parceria com o Governo do Estado, especialmente na saúde, visando implementar e gerenciar serviços públicos. Elas devem ser qualificadas para operar na área e são regulamentadas por leis específicas, podendo receber recursos públicos.

O chamamento público visa selecionar uma Organização Social para administrar o Hospital da Criança com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento, otimizar a equipe e garantir economicidade. Segundo a diretora de gestão e projeto das Organizações Sociais da SES, Jória Dias, essa abordagem tem se mostrado eficaz em todo o Brasil para a administração de serviços de saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, optou por esse modelo, que é eficaz e está alinhado à legislação das Organizações Sociais e à lei de Sergipe. As entidades interessadas devem estar previamente qualificadas, conforme os critérios legais. O edital foi publicado em 10 de março e está disponível no site da SES, além de ter sido amplamente divulgado em jornais estaduais e nacionais. Vinte entidades se mostraram aptas a participar, mas somente seis compareceram ao chamamento público”, explicou Jória Dias.

O processo foi transparente, cada entidade apresentou dois envelopes: um com a documentação de habilitação e outro com o projeto. A seleção será baseada em 30% no valor e 70% na qualidade técnica do projeto. A comissão técnica da SES fará a análise, e o resultado será divulgado até 5 de maio. Se não houver recursos, o resultado final será anunciado em 19 de maio.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Após a seleção, haverá um período de transição. Os funcionários da secretaria poderão optar por permanecer no hospital ou retornar à SES. Aqueles que permanecem serão absorvidos pela nova entidade, com direitos trabalhistas garantidos. A gestão será da entidade vencedora, mas a SES fará a supervisão e fiscalização para assegurar a qualidade do atendimento”, finalizou a diretora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.