Terça, 22 de Abril de 2025
23°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Sergipe participará da WTM Latin America 2025

No evento, que acontecerá em São Paulo, a Secretaria de Estado do Turismo divulgará o destino Sergipe e os 60 dias de festejos juninos

11/04/2025 às 08h35
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Estande de Sergipe na WTM 2025 terá 100 metros quadrados de muita sergipanidade / Foto: Perspectiva
Estande de Sergipe na WTM 2025 terá 100 metros quadrados de muita sergipanidade / Foto: Perspectiva

O destino Sergipe estará em destaque na World Travel Market (WTM) Latin America 2025. Maior feira de negócios de turismo da América Latina, o evento será realizado entre segunda, 14, e quarta-feira, 16, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com mais um belo e inovador estande projetado pelo Instituto Banese, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), mostrará a milhares de visitantes os inúmeros atrativos turísticos sergipanos, ressaltando os 60 dias de festejos juninos, que, neste ano, acontecerão entre os dias 30 de maio e 27 de julho. 
 
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, participar da WTM, que ocorre no mês de abril, tem como objetivo divulgar antecipadamente os festejos juninos, para que os principais mercados emissores de turistas saibam tudo sobre os dois meses ininterruptos da mais importante festa sergipana. “Cada vez mais, os festejos juninos em Sergipe ganham força para atrair turistas. Este ano, a expectativa é de que seja um sucesso ainda maior do que foi em 2024. Teremos mais de 700 apresentações não apenas na Orla da Atalaia, onde acontecem o Arraiá do Povo e a Vila do Forró, mas, também, em diversos pontos estratégicos do estado”, explica. 
 
Assim, para divulgar o destino Sergipe e os festejos juninos, o estande apresentará uma mescla de pura sergipanidade. Bem maior do que o do ano anterior, terá 100 metros quadrados. Nele, belezas naturais, cultura, gastronomia e tradição serão evidenciadas com o auxílio de itens altamente tecnológicos de comunicação visual, que permitirão aos visitantes uma experiência única e imersiva. Vale destacar que o espaço também foi projetado com sala de reuniões. Ali, haverá encontros de negócios entre o secretário Marcos Franco, a secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, e os representantes das principais companhias aéreas e operadoras de turismo do país.
 
Sergipanidade evidenciada
 
O estande contará, ainda, com a Cozinha Show, a ser comandada pelo chef Timóteo Domingos, que desenvolve uma gastronomia diferenciada, à base de cactos, caranguejos, entre outros ingredientes regionais. Além disso, com o apoio de algumas prefeituras, haverá a degustação de bebidas genuinamente sergipanas, como as cachaças Boa Luz e Xingó, de Laranjeiras, e licores da Licoraria Moisés, de Estância. 
 
Já na Casa do Artesanato Sergipano, a arte sergipana será representada, por exemplo, por peças em renda irlandesa da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin); pelo barco de foco em macramê de Deise Oliveira, de Estância; pelos bonecos em amigurumi de representantes do folclore sergipano feitos por Marta Menezes, de São Cristóvão; e pelos santos e orixás em palha de milho produzidos por Cristina Nunes, de Simão Dias. Inclusive, esta artesã confeccionará algumas peças durante o evento, numa pequena mostra ao vivo de um dos saberes e fazeres sergipanos.
 
Noite de Sergipe
 
Na segunda-feira, 14, a Setur, em parceria com a Orinter Operadora, vai realizar uma capacitação para mais de 250 agentes de viagens. À noite, o ‘País do Forró’ ganhará os holofotes em grande estilo, quando será realizado um show especial de Mestrinho, ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa ao lado da cantora Mariana Aydar. Por cerca de uma hora e meia, ele fará o lançamento oficial dos festejos juninos do estado na WTM, que, inclusive, terão o músico sergipano como uma das principais atrações em 29 de junho, último dia do Arraiá do Povo.
 
Já na terça-feira, 15, pela manhã, a capacitação será para os profissionais de turismo ligados à CVC. À noite, em parceria com a operadora, a Setur promoverá um show com o cantor Pedro Lua, um dos artistas sergipanos mais promissores da nova geração e que se apresentará na abertura do Arraiá do Povo, no dia 30 de maio. Ele também divulgará os 60 dias de muito forró em Sergipe num happy hour a ser realizado no estande da CVC.
 
Sobre a WTM 2025
 
A WTM Latin America é o maior evento B2B (business to business) de viagens e turismo da América Latina. A versão latina do evento internacional foi lançada em 2012 e, este ano, chega à 12ª edição. Oferece excelentes oportunidades de negócios, melhor retorno sobre o investimento e acesso a compradores, influenciadores e profissionais relevantes e qualificados da indústria de viagens e turismo.
 
A expectativa é de que a edição de 2025 seja ainda maior do que foi a de 2024, quando houve a participação de 797 marcas expositoras, 41 países e 29 mil profissionais do turismo, além de 54 conferências. Este ano, também haverá o Prêmio de Turismo Responsável, cujo objetivo é projetar as histórias mais inspiradoras do setor para a promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina. A novidade fica por conta da Área de Experiências, cuja proposta é gerar novas maneiras de conexão entre marcas e visitantes, transformando as interações em vivências memoráveis.
 

Visitantes vão se surpreender com itens como a Cozinha Show e a Casa do Artesanato Sergipano / Foto: Perspectiva
Visitantes vão se surpreender com itens como a Cozinha Show e a Casa do Artesanato Sergipano / Foto: Perspectiva
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.