Leão havia entrado com representação no tribunal pedindo investigação à equipe comandada por Bruno Arleu de Araújo.
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou a solicitação do Sport e formalizou um pedido de instauração de inquérito desportivo contra a arbitragem do jogo entre os pernambucanos e o Palmeiras, disputado no último domingo (6), na Ilha do Retiro. A decisão está sob a responsabilidade do presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, conforme publicado pela jornalista Joanna de Assis, no ge.
Procurada pela Folha de Pernambuco, a diretoria do Sport afirmou que o clube "não é notificado formalmente", mas está "ciente do fato" e que agora vai "acompanhar com atenção" ao processo jurídico.
No início da semana, o Leão entrou com uma representação no tribunal pedindo uma investigação à equipe comandada pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo. O Leão espera que o STJD tome providências disciplinares contra a arbitragem, após pênalti marcado aos 42 minutos do segundo tempo a favor dos paulistas, e que culminou na derrota rubro-negra por 2x1.
No requerimento, a Procuradoria cita o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que chegou à conclusão que o VAR deveria ter corrigido o árbitro.
"Na conclusão unânime dos três especialistas internacionais, o defensor da equipe do Sport "toca claramente a bola e não faz movimento adicional que possa justificar a infração marcada", sendo o contato com o adversário "acidental", decorrente da "ação própria e viva do jogo", o que configuraria situação clara para atuação corretiva do árbitro assistente de vídeo, o que não ocorreu", informa o documento.
- PUBLICIDADE -
A Procuradoria do STJD ainda pede à Comissão de Arbitragem imagens originais e completas da comunicação entre os árbitros, áudio integral do que foi conversado durante a análise do lance, além de eventuais relatórios técnicos adicionados do VAR, em especial aqueles que possam ter contribuído para a fundamentação do afastamento dos profissionais.
Além disso, os procuradores querem ouvir todos os integrantes da equipe de arbitragem que atuaram no compromisso válido pela 2ª rodada da Série A.
Mín. 19° Máx. 30°