Sexta, 18 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Governo promove capacitação para profissionais da rede de proteção à mulher de cidades do baixo São Francisco

O evento contou com a participação de profissionais de Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande

10/04/2025 às 18h46
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom SPM
Fotos: Ascom SPM

Mais de 50 profissionais que atuam na rede de proteção à mulher dos municípios de Pacatuba, Brejo Grande e Ilha das Flores participaram, nesta quinta-feira, 10, da Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Foram passadas orientações relativas ao encaminhamento da mulher vítima de violência para os serviços de proteção disponíveis na rede, promovendo uma troca de conhecimentos entre a SPM e os profissionais com o intuito de melhorar a proteção integral que todas as mulheres em situação de violência têm direito.

A capacitação também orientou os profissionais sobre a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher e seus filhos e familiares da situação de violência, apresentando o Formulário Nacional de Avaliação de Risco.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Reforçamos a importância da análise, diagnóstico e gestão dos riscos apresentados neste formulário como uma forma de prevenir a ocorrência de feminicídios”, explicou a diretora Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.

Também foram apresentados durante o evento dados do 'Mapa da Mulher Sergipana', disponível no site oficial do Governo de Sergipe, e entregue material referente ao protocolo ‘Não se Cale’, voltado à proteção das mulheres em espaços de lazer em Sergipe. Além disso, foram passadas orientações para os profissionais sobre como acioná-lo.  

Continua após a publicidade
Anúncio

Outro ponto abordado foi o Projeto Poly - Delegacia Virtual da Mulher. “Mostramos como acessar este importante instrumento de proteção às vítimas de violência, explicando como acessar, registrar uma denúncia e solicitar a Medida Protetiva de Urgência”, ressaltou a diretora Ana Carolina Machado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.